Anvisa realiza Pesquisa sobre Cultura de Segurança do Paciente

E-questionário de cultura de segurança hospitalar pode ser respondido até 31 de dezembro. Participe!



Instituições de saúde já podem participar da Avaliação de Cultura de Segurança do Paciente (CSP) em Serviços de Saúde. A avaliação é realizada pela Anvisa, por meio da aplicação nacional do E-Questionário de Cultura de Segurança Hospitalar, que consiste em um sistema eletrônico para avaliação válida, rápida e confiável da CSP em hospitais brasileiros.

A realização da pesquisa é simples e rápida e estará disponível até o dia 31 de dezembro. A meta do Plano Integrado para Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em serviços de saúde em 2023 é a participação de 35% dos hospitais com leitos de UTI (cerca de 700 unidades de todas as regiões do Brasil), mas a intenção é que todos os hospitais do país possam participar dessa Avaliação.

Sistema de envio automático

O sistema eletrônico permite aos profissionais de saúde o preenchimento e o envio automático de questionários, gerando indicadores referentes às 12 dimensões da CSP. Essas dimensões incluem tópicos como a frequência de eventos adversos (EAs) notificados, percepção de segurança e trabalho em equipe.

Publicidade

O relatório de cada hospital é produzido em tempo real, conforme os profissionais respondem ao questionário, por e-mail ou com o uso de tablets e smartphones, facilitando o feedback aos interessados e contribuindo para a promoção de intervenções de melhoria nos serviços.

A Anvisa já estimulou a participação dos serviços de saúde nessa avaliação nacional em 2019 e 2021 e pretende que em 2023 mais hospitais participem, conforme está previsto no Plano Integrado para a gestão sanitária da segurança do paciente em serviços de saúde 2021-2025.

Programa Nacional de Segurança do Paciente

Instituído pelo Ministério da Saúde (MS) em 1º de abril de 2013, por meio da Portaria GM/MS nº 529/2013, o PNSP tem a finalidade de contribuir para a qualificação do cuidado em todos os estabelecimentos de saúde no Brasil.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










FONTECofen
Artigo anteriorHomem é executado a tiros na porta do Hospital Regional de Santa Maria
Próximo artigoSecretaria de Saúde promove seminário voltado a aprimoramento de cuidados cardiometabólicos