Instituições de saúde já podem participar da Avaliação de Cultura de Segurança do Paciente (CSP) em Serviços de Saúde. A avaliação é realizada pela Anvisa, por meio da aplicação nacional do E-Questionário de Cultura de Segurança Hospitalar, que consiste em um sistema eletrônico para avaliação válida, rápida e confiável da CSP em hospitais brasileiros.
A realização da pesquisa é simples e rápida e estará disponível até o dia 31 de dezembro. A meta do Plano Integrado para Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em serviços de saúde em 2023 é a participação de 35% dos hospitais com leitos de UTI (cerca de 700 unidades de todas as regiões do Brasil), mas a intenção é que todos os hospitais do país possam participar dessa Avaliação.
Sistema de envio automático
O sistema eletrônico permite aos profissionais de saúde o preenchimento e o envio automático de questionários, gerando indicadores referentes às 12 dimensões da CSP. Essas dimensões incluem tópicos como a frequência de eventos adversos (EAs) notificados, percepção de segurança e trabalho em equipe.
O relatório de cada hospital é produzido em tempo real, conforme os profissionais respondem ao questionário, por e-mail ou com o uso de tablets e smartphones, facilitando o feedback aos interessados e contribuindo para a promoção de intervenções de melhoria nos serviços.
A Anvisa já estimulou a participação dos serviços de saúde nessa avaliação nacional em 2019 e 2021 e pretende que em 2023 mais hospitais participem, conforme está previsto no Plano Integrado para a gestão sanitária da segurança do paciente em serviços de saúde 2021-2025.
Programa Nacional de Segurança do Paciente
Instituído pelo Ministério da Saúde (MS) em 1º de abril de 2013, por meio da Portaria GM/MS nº 529/2013, o PNSP tem a finalidade de contribuir para a qualificação do cuidado em todos os estabelecimentos de saúde no Brasil.