Apesar das fortes chuvas, nenhuma tesourinha do Plano Piloto registra alagamento

Tempestade da última terça-feira (26) testou as estruturas reformadas em 2020.



As chuvas da última terça-feira pegaram muita gente de surpresa em Brasília. Mas a surpresa maior, para moradores e comerciantes, foi positiva: as famosas tesourinhas do Plano Piloto não apresentaram alagamentos, tão comuns há anos na capital.

Para a administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro, isso se deve às ações intersetoriais de estudos sobre áreas de alagamento no Plano Piloto, e também às limpezas e reformas que foram realizadas durante o ano de 2020, melhorando, entre outras coisas, a capacidade de escoamento de água.

“Desde Abril de 2019 a Secretaria de Obras vem desenvolvendo um trabalho articulado com diversos órgãos, incluindo a Universidade de Brasília, para identificar áreas de alagamento e fazer intervenções em pontos de drenagem e bacias de contenção, que vão muito além das tesourinhas em si”, explica Ilka Teodoro.

Publicidade

Somado a isso, os trabalhos desenvolvidos pela Administração Regional do Plano Piloto, Novacap e GDF Presente, retiraram mais de dez toneladas de lixo de bueiros e bocas de lobo das 16 tesourinhas das asas Norte e Sul.

Queda de árvores

Apesar de não terem sido registrados alagamentos nas tesourinhas, muitas árvores e galhos foram derrubados pela ação do vento. Sobre isso, Ilka Teodoro postou em suas redes sociais, ações previstas para esta quarta-feira em 13 pontos da cidade. “Estamos em diálogo constante com a população e com as equipes da Novacap para recolhimento de galhos e árvores que caíram durante a chuva e toda a população pode entrar em contato com a Administração Regional para informar de novos locais pelas nossas redes sociais”, finaliza.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










Artigo anteriorBrasil registra 1.283 mortes por covid-19 em 24 horas
Próximo artigoIGESDF quita dívidas com 198 fornecedores