28.5 C
Brasília
01 abr 2025 15:55

Após adiar pagamento do 13º, GDF recua em relação às Horas Extras da Saúde

Se previsão de vice-governador do DF estão corretas, a crise no GDF já começou

Por Kleber Karpov

O GDF anunciou nesta quarta-feira (3/Ago) que, embora realize o pagamento do funcionalismo público na data, o 13º Salário dos aniversariantes em Julho, deve ser pago somente no dia 12. Mas não para por aí. As Horas Extras (HEs), também devem ficar para depois, mesmo após a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) anunciar que depositaria as HEs, em atraso desde abril, junto com os salários.

Política Distrital, dado o anúncio do atraso do 13º Salário, voltou a questionar à SES-DF, se estava mantido a última posição da Secretaria. Porém, de acordo com a Assessoria de Comunicação, as HEs de abril foram calculadas, mas aguarda disponibilidade orçamentária para realização do pagamento.

“As horas extras de abril já foram calculadas e serão encaminhadas para pagamento conforme disponibilidade orçamentária. Neste momento, não há uma definição quanto à data de pagamento. A Saúde de Brasília está se programando para efetuar este depósito o mais rapidamente possível.”.

d7d3e4a2-711a-43ac-a10a-e896b827773b

Recursos

No final de julho, o secretário de Estado de Fazenda, João Antônio Fleury, anunciou o crescimento de receita de 6,9%, em relação ao mesmo período de 2015, equivalente a cerca de R$ 480 milhões. Porém, o governo alega que as receitas tiveram queda de 3% da receita, por causa da inflação.

“Esquece!”

Em uma das gravações realizadas pela presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos da Saúde do DF (SindSaúde-DF), Marli Rodrigues, divulgada nas últimas semanas pelo jornal Metrópoles, em um dos áudios vasados, o vice-governador do DF, Renato Santana (PSD) sugeriu que servidores do GDF esquecessem incorporação de gratificações, prometidas pelo governador, Rodrigo Rollemberg (PSB), para outubro.

Sinal de alerta

Com o anúncio do atraso do pagamento do 13º, as entidades sindicais acenderam o sinal de alerta e prometem uma nova onda de greves, caso o GDF não efetue o pagamento das incorporações das gratificações dos mais de 100 mil servidores públicos do DF.

Da Redação

Ibaneis realiza encontro com jornalistas e blogueiros do DF nesta terça (1º)

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Celina Leão lidera pesquisa para corrida ao Buriti para 2026

Por Kleber Karpov Em ano pré-eleitoral, a vice-governadora do Distrito...

Dia do autismo: desafios da inclusão escolar e da alfabetização

Por Luciana Brites O dia 2 de abril é internacionalmente...

Juiz suspende norma que autoriza farmacêuticos a prescreverem remédios

Por André Richter A Justiça Federal em Brasília decidiu nesta...

Destaques

Projeto apoiado pelo GDF cria escola de formação de bailarinos e primeiro corpo de baile do DF

Por Catarina Loiola Arte que exige leveza, precisão e, acima de...

Ibaneis realiza encontro com jornalistas e blogueiros do DF nesta terça (1º)

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Líder de partido de extrema direita na França, Marine Le Pen fica inelegível por cinco anos

Por Kleber Karpov Líder da ultradireita, a francesa Marion Anne...

Celina Leão lidera pesquisa para corrida ao Buriti para 2026

Por Kleber Karpov Em ano pré-eleitoral, a vice-governadora do Distrito...