Por Kleber Karpov
O deputado distrital, Jorge Vianna (PSD), se encontrou com a governadora do DF, em exercício, Celina Leão (Progressista), além de ser reunir com a secretária de Estado de Saúde do DF (SES-DF), Lucilene Florêncio, para tratar do Decreto nº 44.160, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) (26/Jan), que determina o retorno dos servidores da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), cedidos ao Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF).
Nas redes sociais, Vianna informa que apresentou, “argumentos fundamentados na lei” e pediu que a governadora revisse termos do decreto que eventuais possam prejudicar a assistência à saúde e, também, os servidores. De acordo com o distrital, uma nova reunião ficou agenda, com Celina Leão, para a próxima segunda-feira (30/Jan).
“Apresentei argumentos fundamentados na lei e pedi que revisse junto à Governadora, Celina o decreto do ‘retorno’. Ela se comprometeu em fazer as alterações, por entender que os serviços de alta complexidade e específicos não podem ser prejudicados com a saída de profissionais especializados.”, explicou Vianna.
O deputado também se encontrou a Lucilene Florêncio, também para tratar sobre o decreto e se colocou a disposição para tentarem garantir uma solução menos traumática aos servidores e sem riscos à assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ver essa foto no Instagram
Adequações
Vianna conversou com Política Distrital (PD) e lembrou que o tema é sensível, em especial, aos servidores da saúde, mas que tem boas expectativas para junto com a governadora e com a também com a secretária de saúde, buscar a melhor solução possível.
“Estive com a governadora, falando mais uma vez, sobre essa assombração de retornar os servidores, que causa um enorme mal-estar. Os quatro secretários de saúde, anteriores, todos eu conversei com eles, para poder manter os servidores, pois é um direito deles, permanecer lá. E, na segunda-feira vou eu vou voltar a conversar com ela para ver as possíveis alterações no decreto.
Devoluções de servidores
A referência de Vianna foi em relação aos quatro secretários anteriores, remete ainda a gestão do ex-governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB), ocasião em que o IGESDF era o então Instituto Hospital de Base do DF (IHBDF) e a SES-DF esteve sob o comando dos ex-secretários de Saúde, João Batista, Fábio Gondim e Humberto Fonseca. Além dos ex-secretários, já na gestão do governador Ibaneis Rocha (MDB), que antecederam Rosilene Florêncio: Osney Okumoto, Francisco de Araújo e Manoel Pafiadache.
Sobre esse contexto, em ao menos dois momentos, a devolução de servidores, em junho de 2018, do antigo IHBDF, ocasião em que entidades sindicais e servidores pressionaram o governo Rollemberg até que se chegou a um consenso. E, posteriormente, já enquanto IGESDF, em fevereiro de 2021, ocasião em que PD denunciou que servidores foram informados sobre devolução, por meio do aplicativo Whatsapp.