Desde outubro, o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate) tem visitado os hospitais públicos do DF com o intuito de fiscalizar os repousos utilizados pelos Técnicos em Enfermagem da Secretaria de Saúde.
Em algumas regionais foi possível constatar situações precárias nas instalações.
Com o objetivo de cobrar reformas e adequações nestes locais, na manhã desta quinta-feira (10/11),as diretoras Elza Aparecida e Josy Jacob estiveram no Hospital Regional da Ceilândia (HRC) para se reunir com o diretor administrativo
Durante a vistoria realizada há aproximadamente duas semanas no HRC, foi possível analisar precariedades em alguns setores como Maternidade, CME, NARP e Pronto- Socorro.
Os profissionais do NARP estão bastante prejudicados porque não tem sequer um espaço para o descanso. O diretor administrativo afirmou que vai providenciar uma sala para alojar esses profissionais o mais rápido possível.
Quando questionado sobre a péssima estrutura do Pronto-Socorro, o diretor relatou que será realizada uma reforma em todo o setor, visto que, além dos repousos, as demais instalações também estão em decadência.
Segundo ele, a verba para realizar os reparos já foi destinada, está em trâmite de licitação e a previsão para o início das obras é para o segundo semestre de 2023.
Para a diretora Josy Jacob essas melhorias tem que acontecer em todos os lugares precários: ” Vamos direcionar todos os nossos esforços para conseguir dignidade e condições de trabalho para os profissionais e um repouso adequado faz parte disso. Por muitos anos, a SES não focou nessa questão e nós não vamos descansar até que tenha um local de descanso digno em todos os hospitais,” frisou.
As visitas continuam nos Hospitais do Guará e da Samambaia e as reuniões com as direções também continuarão nos próximos dias. Esse é o Sindate lutando pelo bem-estar dos Técnicos em Enfermagem.