19.5 C
Brasília
24 nov 2024 07:12


Após polêmica em relação ao IGESDF, Ibaneis manda realizar chamamento público para transferência de gestão do ICTDF

Com determinação do governador empresas e entidades qualificadas interessadas podem concorrer ao processo de gestão do ICTDF

Por Kleber Karpov

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), retirou a tramitação do Projeto de Lei nº 1.065/2024, encaminhado à Câmara Legislativa do DF (CLDF), com objetivo de transferir a gestão do Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF) ao Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF). Caso ocorre após repercussão de reportagem do Metrópoles que aponto sociedade em empresa em João Pessoa (PB), entre presidente do IGESDF, Juracy Cavalcante Lacerda Júnior e o interventor no Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF), Rodrigo Conti.

Juracy presidente do IGESDF e Conti interventor do ICTDF são sócios em empresa em Paraíba (PA)

O caso acabou por ampliar as críticas à transferência de gestão, até então concentrada dos deputados de oposição e ganhou terreno entre os distritais da base do governo, após o distrital, Jorge Vianna (PSD), repercutir reportagem do Metrópoles, sobre a sociedade em relação a empresa ERJ Holding e Participações Ltda, empresa sediada em João Pessoa (PB).

“A pessoa que fez a intervenção no Instituto de Cardiologia é sócio do presidente, que presidente? O presidente, Juracy, do IGESDF. Então a pessoa que fez a intervenção do Instituto de Cardiologia é sócio do presidente do IGESDF . Aí não dá né. Ainda vem discutir aqui uma intervenção, vem discutir uma gestão do IGES ao Instituto, não dá né?.”, disse Vianna em relação a reportagem.

De imediato, o presidente da CLDF, Wellington Luiz (MDB), classificou de “seríssimas e gravíssimas as denúncias” e pediu à presidente da Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle, Paula Belmente (Cidadania), apuração sobre a denúncia.

Chamamento público

Com a repercussão, Rocha solicitou, nesta quarta-feira (24/Abr), que à Secretaria de Saúde (SES-DF) encaminhe a abertura de chamamento público, de forma que a pasta possa estabelecer a instituição que deve fazer a gestão do ICTDF.

 

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever