Por Kleber Karpov
Acionados por diversos servidores sobre uma eventual terceirização das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) por parte da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), o deputado distrital, Jorge Vianna (PSD), se antecipou a esclarecer aos servidores que tal informação é improcedente. Em um áudio encaminhado pelo parlamentar em grupos do aplicativo Whatsapp, Vianna deixa se tratar apenas de boatos em razão de um teste, de telemedicina, que ocorre nas unidades de saúde.
“Estou recebendo um monte de mensagens de colegas desesperados dizendo que estão terceirizando as Unidades Básicas de Saúde. Pessoal, não estão terceirizando, não vão terceirizar UBSs, não há interesse em terceirizar UBS e nunca foi interesse. O que está acontecendo é um teste de telemedicina.” esclareceu Vianna.
O parlamentar informou que conversou com a secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio, que esclareceu o fato. O que ocorre, segundo o parlamentar é o teste de um programa de telemedicina. “O que está acontecendo é um teste em telemedicina. Apenas um programa que estão testando. Inclusive o Albert Einstein já faz isso em 15 UBSs na Secretaria de Saúde há um ano, e nunca ninguém falou nada.”, disse.
O deputado lembrou ainda que mudanças dessa natureza, dependem de aprovação da Câmara Legislativa do DF (CLDF), e que está de olho no que ocorre na SES-DF. “Nesse sentido, pode ter certeza que eu serei o primeiro a alertar. Nada vai passar sem que passe por nós Câmara [Legislativa], e por mim. Estou ligado 24 horas na Secretaria de Saúde. Então não vamos fazer disso um desespero porque não é.”, disse Vianna, ao lembrar a importância da telemedicina.
