ASASS: Usuários do SUS-DF passam a poder acompanhar esperas para exames e consultas



A plataforma favorecerá maior transparência e acesso aos serviços de saúde

Por Nivania Ramos

A Secretaria de Saúde lançou, nesta terça-feira (15), uma plataforma de Acompanhamento de Solicitação de Acesso aos Serviços de Saúde (Asass), funcionalidade inovadora que permite ao cidadão saber seu posicionamento na espera por exames ou consultas.

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“É sempre importante demonstrar a todos os nossos pacientes que eles podem, por meio do nosso site da Secretaria de Saúde, conseguir acessar o Asass e, assim, verificar seu status de atendimento dentro da regulação. Além de aumentar a transparência, as pessoas ficam com maior tranquilidade no seu dia a dia. Essa medida busca um atendimento mais eficaz para a população”, destacou o secretário de Saúde, Osnei Okumoto.

O objetivo dessa nova plataforma é aumentar a transparência da pasta em relação ao acompanhamento dos pedidos de consultas e exames. Agora, com um simples clique, o cidadão poderá obter informações oficiais sobre a situação das suas solicitações por serviços de saúde que estejam sob regulação no Sistema Único de Saúde (SUS) local.

“Convido a todos os brasilienses a utilizarem o Asass, que permite que, com um simples clique, o cidadão obtenha as informações oficiais sobre seus atendimentos na rede de saúde do DF. Essa ferramenta, além de informar, dá maior transparência a Secretaria de Saúde e seus atendimentos”, afirmou o vice-governador, Paco Britto, durante solenidade.

“Essa é uma excelente conquista que o governo oferece ao usuário, que é poder acompanhar a sua solicitação de exame ou consulta. O Asass oferece um critério de liberdade para a população conhecer o serviço e acompanhar a solicitação de acesso aos serviços de saúde”, ressalta o diretor-geral do Complexo Regulador de Saúde, Petrus Sanches.

O Asass é um link, disponível no site da secretaria, que permite ao usuário do SUS acompanhar o seu status na Central de Regulação da pasta. Para utilizá-lo, basta que o cidadão coloque o número da solicitação de regulação e veja como está o andamento. Entre as possibilidades de resposta estão: “aguardando agendamento “; “procure sua unidade de saúde”; “agendado para dia e horário”; e o “exame foi agendado para”.

O serviço foi desenvolvido pelos técnicos da pasta para oferecer transparência ao cidadão do Distrito Federal. “A plataforma é uma excelente ferramenta que será implantada em todos os hospitais. A população ganhará em atendimento, já que ela proporcionará uma maior resolutividade nos processos”, destacou o subsecretário de Atenção Integral à Saúde, Ricardo Tavares.

Organização

A ordem de agendamento e atendimento dos usuários é feita a partir da avaliação da situação clínica do paciente, por meio de protocolos de classificação de risco previamente determinados para atender cada especialidade e de critério cronológico (data da solicitação).

A atualização das informações é feita diariamente pela Central de Regulação. Em caso de dúvida, o cidadão deve procurar a unidade de saúde onde a solicitação foi inserida no sistema.

Fonte: Agência Saúde DF



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