21.5 C
Brasília
28 mar 2025 22:57

Assistência às vítimas de violência é fortalecida no Distrito Federal

Rede de saúde ganha centros especializados

Por Fábio Magalhães

O Governo do Distrito Federal deu mais um passo para fortalecer a assistência às vítimas de violência com a reformulação do Programa de Pesquisa, Assistência e Vigilância às Violências (PAV). Com a publicação da Portaria nº 942 na edição do Diário Oficial desta sexta-feira (22), o PAV passa a se chamar Centro de Especialidades para a Atenção às Pessoas em Situação de Violência Sexual, Familiar e Doméstica (Cepav).

Além da alteração de nomenclatura, a publicação fortalece a rede de assistência e esclarece as atribuições dos centros, que têm a função de fazer o acolhimento e a atenção integral, na esfera ambulatorial, às pessoas submetidas a situações de violência.

“O DF inova e estabelece uma política pública de estado para atender as vítimas de violência sexual, familiar e doméstica. O PAV deixa de ser programa e passa a ser uma unidade assistencial, com equipe de especialistas e atribuições definidas”, explica a psicóloga e gestora da temática da violência na Secretaria de Saúde, Fernanda Falcomer.

O novo Cepav está presente nas sete regiões de saúde do Distrito Federal e totaliza 18 unidades. Toda a rede pública de saúde está apta a identificar, acolher, notificar e atender as pessoas em situação de violência. E é nas unidades deste centro que a assistência é mais específica.

Por lá, o atendimento é multidisciplinar, prestado por meio de uma abordagem biopsicossocial. Nos serviços, estão disponíveis assistente social, profissionais de Enfermagem, psicólogo, técnico administrativo, ginecologista, pediatra e psiquiatra.

Atribuições

Além da assistência, a portaria publicada no Diário Oficial formaliza as demais atribuições do Cepav, como a elaboração e divulgação de material educativo, ações de educação permanente sobre o tema para os profissionais de saúde, articulação da rede intra e intersetorial.

Fonte: Agência Saúde DF

Destaques

Gestão inteligente do IGESDF oferece treinamento Lean para otimizar processos e reduzir desperdícios

Por Pollyana Cabral O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Especialista do HRSM dá dicas de como prevenir doenças infectocontagiosas na infância

Por Jurana Lopes Responsáveis por grande parte dos adoecimentos e...

Planos devem estimular mamografias para receber atestado de qualidade

Por Tâmara Freire A pedido de entidades médicas, a Agência...

Brasília recebe o Legacy Fighting Alliance, maior disputa de MMA da América Latina

O governador Ibaneis Rocha recebeu, nesta sexta-feira (28), o...