A primeira fase de vacinação contra COVID-19 terá como público-alvo os seguintes profissionais: Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas que atuam nas UTIs, profissionais administrativos que fazem a ficha de atendimento dos pacientes, vigilantes, profissionais de limpeza que atuam em hospitais e UBSs, Samu, bombeiros que estão no atendimento pré-hospitalar, profissionais da atenção primária que estão no atendimento a pacientes com sintomas respiratórios.
Também serão contemplados nesta primeira fase de vacinação idosos e deficientes institucionalizados (que vivem em instituições de internação e asilos), cuidadores que atuam nessas instituições e indígenas.
Os profissionais serão vacinados em 15 pontos de vacinação que funcionam em 15 hospitais públicos:
A Secretaria de Saúde reforça que a população não procure essas unidades, que neste momento será vacinado somente o público-alvo informado inicialmente. Para atender os idosos e deficientes que vivem em instituições de internação e indígenas, a Secretaria de Saúde irá disponibilizar seis equipes volantes para vacinação para imunizá-los sem que haja necessidade de eles irem até um dos 15 pontos.
Hospitais que já começaram a vacinação para o público-alvo:
Hospital Regional da Asa Norte;
Hospital Regional de Ceilândia;
Hospital Regional de Sobradinho;
Hospital Regional de Planaltina;
Hospital Regional de Brazlândia;
Hospital da Região Leste;
Hospital Regional de Samambaia;
Hospital Regional do Gama.
É importante ressaltar que a logística de distribuição nas regiões é de acordo com o número de unidades de cada local, por isso, regiões em que há mais hospitais podem ter a vacinação iniciada em horários diferentes.
Informações sobre as unidades administradas pelo Iges-DF serão atualizadas pela assessoria do instituto.