22.5 C
Brasília
11 dez 2024 20:26


Auditores fiscais do Vigifronteiras participam de operação contra o tráfico no DF

Ação realizada em parceria com a Polícia Civil reforça expertise da carreira no combate aos ilícitos

Um total de 195 frascos lacrados de cetamina foram apreendidos e uma casa agropecuária foi interditada por auditores fiscais federais agropecuários durante a Operação Hermanos, realizada em conjunto com a Polícia Civil do Distrito Federal, na última quinta-feira (5). Drogas como maconha e cocaína também foram encontradas, além de armas e dinheiro. Entre os alvos, estavam dois empreendimentos que comercializavam a substância de uso veterinário – um anestésico de uso controlado, conhecido pelos efeitos alucinógenos quando utilizado de forma recreativa. De acordo com o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), profissionais da carreira são, frequentemente, convocados para ações da área de segurança pública, o que demonstra a importância, a expertise e a necessidade de melhores condições de trabalho aos servidores.

A Operação Hermanos, é um desdobramento da Operação Ronda Agro, de coerção a atividades ilícitas com produtos agropecuários. Os infratores estão sujeitos a responder, além das penalidades administrativas e do crime de tráfico de drogas, por crimes contra as relações de consumo, pela venda não autorizada de produtos de uso veterinário e agrotóxicos, bem como por crimes relacionados a maus tratos com os animais.

Os auditores fiscais agropecuários que participaram da operação atuam no Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais (Vigifronteiras), do Ministério da Agricultura e Pecuária. Ele surgiu a partir da necessidade de combate às atividades e aos produtos agropecuários ilícitos que entram no Brasil ou são comercializados irregularmente e geram concorrência desleal com quem produz e comercializa dentro da lei.

De acordo com o diretor de Política Profissional do Anffa, Henrique Pedro Dias, os auditores fiscais atuam em diversas operações conjuntas com outros órgãos e são rotineiramente convidados a colaborar, tendo em vista que são a carreira com maior grau de conhecimento técnico e expertise relacionada aos produtos de interesse agropecuário, bem como os diversos ilícitos relacionados. Porém, apesar do trabalho técnico e de inteligência empregado, ainda não há estrutura para o fortalecimento das atividades e para a garantia da segurança dos profissionais.

“O Mapa tem atuado em operações conjuntas com outros órgãos, combatendo não somente ilícitos relacionados à agropecuária, mas crimes contra as relações econômicas e tráfico de drogas e armas. Nessas operações, os auditores se expõem ao risco e não temos prerrogativas que outras carreiras já possuem, como porte de armas, por exemplo. Utilizamos técnicas de inteligência e investigação e esse trabalho em conjunto nos leva a ser, também, uma carreira de segurança pública, envolvida com os mais diversos crimes em defesa da sociedade”, destacou o diretor do Anffa.

Cetamina

A cetamina é um anestésico injetável dissociativo amplamente utilizado na medicina veterinária, em pequenos e grandes animais. Porém, tem se observado o crescente desvio de uso de produtos veterinários que contém cetamina como droga recreativa ou de abuso, em festas tipo rave, danceterias e boates.

 

Estudos científicos apontam que a substância tem ação semelhante a outras drogas, como cocaína e anfetamina. O uso repetido da cetamina pode levar a um padrão compulsivo, em baixas doses. Dados mostram alterações comportamentais e psicoativas que podem causar prejuízos aos usuários, uma vez que podem desenvolver síndrome clínica que compreende dores na bexiga, obstrução ureteral, necrose papilar e disfunção hepática, agravando os riscos à saúde pública desse uso indevido.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever