Em apenas um semestre, mais de 10 mil clientes se cadastraram na Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) para obter o serviço de autoleitura do hidrômetro, que permite ao consumidor acompanhar quantos litros de água o imóvel dele consome mensalmente.
A autoleitura também ajuda a evitar multas aplicadas pela Caesb quando o leiturista não consegue ter acesso ao hidrômetro. As multas são aplicadas quando ou o responsável pelo imóvel não está presente no local no dia marcado para a leitura ou o equipamento está instalado em área interna, impossibilitando ao agente fazer a leitura.
Outra vantagem da autoleitura: a identificação de possíveis vazamentos ou até mesmo furto de água. O cliente, pela autoleitura, poderá identificar se o consumo aumentou muito mais do que o normal. Apontado o problema, o cliente poderá recorrer à Caesb para que a causa da anormalidade seja identificada.
A Caesb, a partir do próximo semestre, vai intensificar o envio de mensagens para que mais clientes passem a adotar a autoleitura, estimulando o consumidor usar a água de forma consciente e a pagar menos.
Como se cadastrar
Os clientes podem, a qualquer momento, fazer o cadastro para obter o serviço. O primeiro é entrar no site da Caesb. Não é necessário apresentar qualquer documento. Mas para se cadastrar, a conta de água do imóvel deve estar em nome do consumidor.
O próximo passo é ler o hidrômetro e informar, pelo site, a numeração encontrada no aparelho. Isso, porém, tem que ser feito três dias antes da data marcada para o leiturista passar no imóvel. Se, por exemplo, o leiturista estiver agendado para o dia 8, então a leitura feita pelo cliente terá que ser encaminhada até o dia 5. A conta de água feita com a ajuda da autoleitura estará disponível no site cinco dias úteis após a informação dada pelo cliente.
Faça o cadastro no seguinte endereço: https://www.caesb.df.gov.br/portal-servicos/.