Biblioteca de Brasília oferece ações culturais e acervo de 1.700 livros

Entre as atividades disponíveis para a população no espaço, localizado na Entrequadra Sul 312/313, estão leituras de livros infantis, palestras e rodas de choro

Oficinas e contação de histórias são exemplos de atividades para o público infantil na Biblioteca Pública de Brasília | Fotos: Divulgação


Jak Spies

Há mais de 30 anos, as bibliotecárias Neusa Dourado e Telma Bandeira transformaram um mercadinho desativado da Sociedade de Abastecimento de Brasília em equipamento cultural na Asa Sul. Desde então, a Biblioteca Pública de Brasília, na EQS 312/313, oferece diversas atividades culturais para a comunidade, como contação de histórias para crianças, palestras, oficinas, divulgação de eventos e lançamentos de livros.

São mais de 1.700 livros no acervo geral da biblioteca, que conta com mais 1.450 livros infanto-juvenis, 1.022 livros infantis, 527 publicações na Gibiteca e 455 materiais de apoio para concursos. Nas estantes da Biblioteca Pública de Brasília é possível encontrar obras de 262 escritores brasilienses.

Publicidade

Uma das autoras que teve seu livro lançado no espaço da Biblioteca comentou sobre a oportunidade de ter seu trabalho reconhecido. “Foi uma experiência muito bacana e enriquecedora para minha jornada de escritora”, conta Tatiane Almeida Freire Melo. A escritora diz que a contação é um momento importante e interativo, principalmente para as crianças.

O gerente da Biblioteca Nacional de Brasília, Frederico Machado, destaca a importância cultural das iniciativas. De acordo com ele, o movimento na biblioteca tem aumentado, e muitos autores da cidade têm procurado a biblioteca para divulgar seus livros. “A gente tem que valorizar os autores da cidade, além de trazer mais espaço e conforto para os estudantes e concurseiros que vem aqui”, ressalta.

Escritores da cidade podem deixar e pegar obras compartilhadas em estante da biblioteca

Eventos também entram para a lista de novidades na programação, como a Primeira Semana da Poesia e a Campanha Leia Brasília: #LeiaBSB, que incentiva a divulgação de escritores do DF.

Há uma estante de livros autorais que fica exposta na biblioteca, onde escritores da cidade podem deixar e pegar obras compartilhadas. Além disso, segundo o gerente Frederico, sempre na última sexta-feira do mês acontece uma Roda de Choro na instituição. A programação pode ser acompanhada pela página da Biblioteca Pública no Instagram.

Serviço

Biblioteca Pública de Brasília
→ Endereço: EQS 312/313 – Asa Sul
→ Telefones: (61) 3245.5022 e (61) 3245.1885
→ Contato: [email protected].gov.br e [email protected].br
→ Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, aos sábados, das 7h30 às 13h30. O balcão de atendimento encerra 30 minutos antes do fechamento da biblioteca.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










FONTEAgência Brasília
Artigo anteriorTJDFT define lista tríplice de membros do MPDFT para vaga de desembargador de Justiça
Próximo artigoIbaneis inaugura Restaurante Comunitário do Varjão. Unidade deve servir até 2,4 mil refeições por dia