20.5 C
Brasília
13 fev 2025 03:56

Brasil recebe primeiro lote de vacinas atualizadas contra variante XBB da Covid-19

Imunizantes devem ser distribuídos para todo o país nos próximos dias para serem administrados aos grupos prioritários, além de completar o esquema vacinal as pessoas ainda sem doses complementares.

Por Kleber Karpov

O Brasil recebeu, na quinta-feira (2/Abre), o primeiro lote das 12,5 milhões de doses contra variantes da Covid-19. O desembarque ocorreu no início da manhã, no Aeroporto de Guarulhos (SP) e foi comemorado pela ministra da Saúde, Nisia Trindade. Os imunizantes devem ser distribuídos para todo o país nos próximos dias, após análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), para serem administrados aos grupos prioritários, além de completar o esquema vacinal as pessoas ainda sem as doses complementares.

“Hoje (2/5) chegou ao Brasil o primeiro lote da vacina contra a variante XBB da Covid-19. É o compromisso do governo federal com a proteção à saúde da nossa população. As vacinas são fundamentais para a proteção contra a hospitalização e casos graves. Vacinas salvam vidas.”, publicou Nisia Trindade, nas redes sociais.

O Ministério da Saúde (MS), lembrou do esforço por parte do governo federal em providenciar a aquisição da vacina, devidamente atualizada contra a variante XBB da Covid-19, após aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em dezembro de 2023. Ocasião em que o MS deu início ao iniciou o processo de aquisição do imunizante para abastecer a rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Graças à vacinação, conseguimos superar os momentos graves da pandemia e agora precisamos cuidar da proteção frente a um problema de saúde pública que continuará a merecer atenção”.

Nisia Trindade
ministra da Saúde

Segurança

O MS pondera ainda que as vacinas, ofertadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), são eficazes, efetivas, seguras e passam por um rigoroso processo de controle de qualidade antes de chegarem aos braços da população. Condições essas que a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, volta a lembrar sobre a necessidade de a população, em especial os idosos, atualizem as doses da vacina contra a Covid-19.

“A Covid-19 ainda é uma doença de preocupação e causa mortes e casos no Brasil, mesmo que em patamares menores comparado ao pico da pandemia. Por isso, é fundamental que toda a população, especialmente os grupos prioritários, busque o imunizante”, reitera a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel.

Crianças

Desde 1º de janeiro de 2024, a vacinação contra a Covid-19 de crianças de seis meses a menores de cinco anos está incluída no Calendário Nacional de Vacinação. O Ministério da Saúde também passou a recomendar uma dose anual ou semestral para grupos prioritários com cinco anos de idade ou mais e maior risco de desenvolver formas graves da doença, independentemente do número de doses prévias recebidas.

Para as crianças, a recomendação é aplicar a primeira dose da vacina aos seis meses de idade, a segunda dose aos sete meses e terceira dose aos nove meses. No entanto, todas as crianças de seis meses a menores de cinco anos não vacinadas ou com doses em atraso poderão completar o esquema de três doses, seguindo o intervalo recomendado de quatro semanas entre a primeira e a segunda doses e oito semanas entre a segunda e a terceira. Crianças que já receberam três doses não precisam de doses adicionais.

Idosos

O MS aponta ainda que o antiviral nirmatrelvir/ritonavir está disponível em toda a rede do SUS para tratamento da infecção pelo vírus logo que os sintomas aparecerem e houver confirmação de teste positivo. Este medicamento é indicado apenas para pessoas com mais de 65 anos e pacientes imunossuprimidos com mais de 18 anos.

Programa Profissão Saúde qualifica profissionais de enfermagem para o mercado

Nesta quarta-feira (12), 103 enfermeiros, técnicos e auxiliares de...

Em março: Brasília recebe evento internacional gratuito de MMA

A capital federal se prepara para sediar um dos...

Caesb deve investir R$ 3,2 bilhões no sistema de saneamento da capital até 2029

O presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito...

Experiência do DF vai aprimorar protocolo de combate ao HIV no sistema prisional

Com experiência bem-sucedida na oferta de Profilaxia Pré-Exposição ao...

Decisão do TCDF: Saúde do DF dve explicar escalas de médicos no HMIB

Por Polyana Resende O Tribunal de Contas do Distrito Federal...

Destaques

Motorista escala em meio de explosão após colisão entre dois caminhões com cargas inflamáveis no Paraná

Por Kleber Karpov Imagens do momento de um acidente registrado...

Programa Profissão Saúde qualifica profissionais de enfermagem para o mercado

Nesta quarta-feira (12), 103 enfermeiros, técnicos e auxiliares de...

Em março: Brasília recebe evento internacional gratuito de MMA

A capital federal se prepara para sediar um dos...

Caesb deve investir R$ 3,2 bilhões no sistema de saneamento da capital até 2029

O presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito...

Boletos do IPVA começam a chegar pelos Correios para mais de 1 milhão de contribuintes

O Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou, na semana...