Brasil supera 1 mil mortes por dengue em 2024

Com 207 mortes, Distrito Federal concentra mais de 20% dos óbitos



Por Kleber Karpov

Dados do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde (MS), apontam um total de 1.020 óbitos por infecção com o vírus da dengue no país, registrados até a quarta-feira (3/Abr), e outros 1.531 seguem sob investigação. No mês em que deve ocorrer o ápice das transmissões da doença pelo mosquito aedes aegypti, o país contabiliza 2,67 milhões de casos prováveis de dengue.

Do montante, apenas o Distrito Federal concentra 20% das mortes com um total de 207 mortas em decorrência da doença, seguido de São Paulo com (197) e Minas Gerais (154) e Paraná (101). Entre os estados com menor número de óbitos estão empatados, Alagoas, Amazonas e Tocantins com uma óbito cada, além de Pará, Piauí, Rondônia e Sergipe cada um com dois registros de mortes.

Publicidade

De acordo com informações do MS, oito unidades federativas brasileiras começaram a apresentar  tendência de queda no número de casos de dengue. São eles: Acre, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Piauí, Roraima e Distrito Federal.

“Os estados que estão com queda foi onde houve o início da epidemia. Para esses, a gente pode dizer que o pior já passou”, disse a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, em entrevista coletiva.

No entanto, outros sete estados ainda permanecem com tendência de aumento: Alagoas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Em 12 estados, os números estão estáveis.

Apesar do cenário, o Ministério da Saúde diz que é preciso continuar a vigilância contra a doença.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










VIAAgência Brasil
Artigo anteriorJorge Vianna se reúne com secretária de Saúde para tratar de reestruturação de carreira dos técnicos em enfermagem
Próximo artigoDesembargador do TRE vota pela cassação de Moro e empata julgamento