Brasília sedia 21ª Olimpíada Internacional de Linguística

Secretarias de Relações Internacionais e de Cultura e Economia Criativa apoiam evento que ocorre pela primeira vez na América Latina e no Hemisfério Sul



Por Kleber Karpov

Entre os dias 23 e 31 de julho, o Distrito Federal vai receber jovens de 39 países para participar da 21ª Olimpíada Internacional de Linguística, sediada na Universidade de Brasília (UnB). Ao todo, 53 delegações participam do evento.

O foco da Olimpíada é promover o encontro de estudantes de todo o mundo, o impacto na educação local e o estímulo às políticas públicas relacionadas à linguística. Está prevista a visita a locais turísticos e ecoturísticos do DF, além de oficinas, incluindo com povos indígenas.

Publicidade

A Universidade de Brasília vai receber a 21ª Olimpíada Internacional de Linguística entre os dias 23 e 31 de julho | Foto: Arquivo/ Agência Brasília

O encontro é uma coordenação conjunta do Instituto Vertere, da Universidade de Brasília, e da Associação Brasileira de Linguística. O evento conta com patrocínio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e apoio do Ministério dos Povos Indígenas e das secretarias de Relações Internacionais e de Cultura e Economia Criativa, ambas do Governo do Distrito Federal (GDF).

A Olimpíada Internacional de Linguística avalia a capacidade de compreensão dos estudantes acerca dos padrões de uma língua desconhecida. O teste é feito no idioma que o concorrente escolher, mas o desafio é em um idioma diverso do seu.

“Brasília é uma capital cosmopolita e receber um evento como este é de extrema relevância”

Paco Britto, secretário de
Relações Internacionais do DF

“É dado ao estudante uma questão-problema em uma língua desconhecida e são oferecidos elementos no texto do exercício que permitem compreender o texto. O participante deve ser capaz de interpretar o texto e resolver a atividade proposta a partir dos elementos apresentados”, explica o coordenador da Vertere responsável pela Olimpíada, Bruno L’Astorina.

Para o secretário de Relações Internacionais do DF, Paco Britto, o encontro é importante por promover o intercâmbio entre as mais diversas culturas. “Brasília é uma capital cosmopolita e receber um evento como este é de extrema relevância”, destacou. “Além de termos a oportunidade de receber e mostrar a cidade para os mais diversos estudantes do mundo todo, Brasília ganha espaço para demonstrar seu potencial, uma educação de excelência que coloca em prática uma de suas grandes vocações: a de ser a capital de todos”.

Secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Claudio Abrantes observa que a realização da 21ª Olimpíada Internacional de Linguística em Brasília é de grande importância tanto para os jovens participantes quanto para a cidade. “Este evento oferece aos estudantes uma oportunidade única de desenvolver suas habilidades linguísticas e de resolução de problemas, além de promover um intercâmbio cultural enriquecedor”, aponta. “Para Brasília, sediar um evento de tamanha relevância internacional destaca nosso papel como um centro de conhecimento e diversidade cultural, reforçando nossa vocação como uma capital que acolhe e celebra a integração de diferentes culturas e saberes”.

21ª Olimpíada Internacional de Linguística

→ 23 a 31 de julho, na UnB

→ Cerimônia de abertura: 24 de julho, às 19h, na Associação dos Docentes da UnB (ADUnB)

→ Confira a programação completa aqui.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










FONTEAgência Brasília
Artigo anteriorReabilitação integrada transforma o cuidado a pacientes psiquiátricos no HBDF
Próximo artigoIgesdf anuncia uso de robôs para a dispensação de medicamentos, com testes iniciais no HBDF