Brasilienses lotam Arena BRB Mané Garrincha para ver goleada do futebol brasileiro pelas Eliminatórias

Mais de 60 mil pessoas acompanharam a décima partida da Seleção masculina no estádio desde a reconstrução; capital federal se consolida como palco de grandes atrações do esporte e da música



Por Fernando Jordão

Show em campo e nas arquibancadas: 60.139 torcedores lotaram a Arena BRB Mané Garrincha na noite desta terça-feira (15) para acompanhar a goleada da Seleção Brasileira por 4×0 sobre o Peru, em partida válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Foi o décimo jogo da Seleção masculina no estádio brasiliense após sua reconstrução — o primeiro pelas Eliminatórias.

“Brasília provou, mais uma vez, sua vocação de capital do esporte com essa grande festa. Reunimos mais de 60 mil torcedores no estádio, um evento belíssimo, que reforça nossa posição de cidade de todos os brasileiros e com totais condições de receber grandes eventos”, destacou o governador Ibaneis Rocha.

Publicidade

Foi o décimo jogo da Seleção masculina no estádio brasiliense após sua reconstrução | Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Antes da partida contra o Peru, a Seleção masculina já havia jogado na Arena Mané BRB Mané Garrincha pela Copa das Confederações, pela Copa do Mundo, pelas Olimpíadas e em amistosos. O estádio também já recebeu a Seleção feminina, que, inclusive, voltará a atuar no local durante a Copa do Mundo Feminina de 2027, que terá Brasília entre as sedes. Já a Seleção masculina sub-17 disputou, e venceu, um Mundial na capital federal, em 2019, no estádio Bezerrão, no Gama — palco, aliás, dos treinos da Seleção principal antes do confronto contra o Peru.

Recentemente, o governador Ibaneis Rocha demonstrou a intenção de fazer de Brasília a casa da Seleção Brasileira. Ibaneis Rocha também afirma trabalhar para que a abertura da Copa feminina seja na capital, bem como para que a cidade seja a sede fixa da Supercopa do Brasil.

Governador Ibaneis Rocha: “Brasília provou, mais uma vez, sua vocação de capital do esporte com essa grande festa” | Foto: Breno Alves/Agência Brasília

Capital dos grandes eventos

O sucesso dos jogos de futebol confirma a vocação de Brasília para os grandes eventos. Apenas nos últimos meses, a capital recebeu a largada e a chegada da principal competição off road das Américas, o Rally dos Sertões; o Circuito Mundial de Vôlei de Praia; o mundial de beach tennis; o Grand Prix Internacional de Boxe; o Jungle Fight 126; o K-1 World GP 2024, com disputas entre os principais nomes do kickboxing; e o Brasília Champions 2024, com grandes nomes do tênis nacional e internacional.

A recepção de eventos de grande porte não se resume aos esportes. A capital com a melhor qualidade de vida do país também sediou a 51ª edição da Abav Expo, um dos maiores eventos sobre turismo do Brasil, o maior festival de motos e rock da América Latina, o Capital Moto Week, e show de astros internacionais, como Red Hot Chili Peppers, Roger Waters e o ex-Beatle Paul McCartney. No fim do mês, será a vez de o fenômeno havaiano Bruno Mars desembarcar na capital federal.

Por falar em desembarcar, todas essas atrações levaram o Aeroporto Internacional de Brasília a receber, entre janeiro e setembro deste ano, um movimento de 523 mil passageiros em voos internacionais, número 28,3% maior ao registrado no mesmo período do ano anterior. Atualmente, Brasília tem voos diretos a nove destinos: Lisboa (Portugal), Cidade do Panamá (Panamá), Miami e Orlando (Estados Unidos), Buenos Aires (Argentina), Lima (Peru) e Santiago (Chile). A partir de dezembro e fevereiro, também será possível embarcar para Cancún, no México, e para Bogotá, na Colômbia, respectivamente, sem escalas.

“Antigamente era só São Paulo, Rio [de Janeiro], mas Brasília, definitivamente, entrou na rota dos grandes eventos”, reforçou o secretário de Relações Internacionais, Paco Britto, que assistiu ao jogo desta terça-feira na companhia de 19 embaixadores. “Torcendo todos para o Brasil”, brincou.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










FONTEAgência Brasília
Artigo anteriorEspecialista dá dicas sobre resolução de conflitos para fortalecer a relação entre casais
Próximo artigoUnião Europeia endurece regras de imigração em meio a pressão por deportações