22.5 C
Brasília
17 abr 2025 00:15

Caixa de Pandora 003

Briga de Titãns no Buriti 

Aos poucos a poeira deve baixar em relação as administrações regionais. Mas não sem antes de algumas manifestações e de ter ocorrido um bate-boca entre o chefe da Casa Civil, Helio Doyle e o chefe de gabinete do governador, Rômulo Neves no início da semana. O pivô da discussão? O senador Cristovam Buarque. Qualquer relação com a divisão administrativa da Região Administrativa de Ceilândia é mera coincidência.

Não foi nomeado, mas está na ativa?

Denúncia de fonte que não quis se identificar deixa claro que mesmo não sendo nomeado, para secretaria-adjunta, que um cardiologista, Ivan Castetlli está na ativa na Secretaria de Estado de Saúde (SES-DF). Segundo o denunciante: “Ivan está todos os dias no gabinete da SES, direcionando pagamentos.”. Ao que tudo indica, devem acontecer muitas mudanças na SES-DF, nos próximos dias.

Máfia dos sanguessugas estão voltando para a SES-DF?

Devem ocorrer ainda mudanças em áreas importantes da Secretaria de Estado de Saúde do DF. É aguardado exonerações na Diretoria de Contabilidade, Orçamento e Finanças (Dicof), no Fundo de Saúde (FS), na Subsecretaria Administrativa Geral (SUAG) e ainda na Subsecretaria de Atenção à Saúde (SAS).

Mas o que assusta é o nome cotado para assumir o FS, que figurou na máfia dos Sanguessugas e chegou a ser multado pelo Tribunal de Contas do DF, por esse motivo. O mais agravante é quem está fazendo a indicação. Haja coração!

Contrato Emergencial na SES-DF

Lavanderia de um médico importante e conhecido no DF pode ganhar contrato emergencial. Alguém se arrisca a dizer o nome?

Médicos saem da ativa para áreas administrativas?

Ao que tudo indica o secretário de Estado de Saúde, João Batista, deve tirar 25 médicos que atendem nas unidades de saúde para atender em áreas administrativas. A Saúde está sob decreto de Estado de Emergência e um dos motivos é a falta de médico. O que parece que não deve impedir a transferência de uma médica neonatologista do Hospital Materno Infantil (HMIB) para assumir a ouvidoria ou de uma pediatra para assumir as horas-extras da SES. Não seria melhor um especialista ou técnico da área administrativa fazer esse trabalho, em uma época que a carência de profissional é tanta que há bombeiros militares são requisitados pela Secretaria para servir de padioleiros?

Somos incompetentes governador?

Há servidores da Secretaria de Saúde fazendo um justo questionamento: será que somos incompetentes? Isso porque o governador Rodrigo Rollemberg (PSB), está feliz por fechar acordo de cooperação técnica com o Ministério da Saúde que não prevê repasse de recursos à SES-DF e sim a disponibilização de técnicos para ajudar a reestruturar a saúde pública do DF. A mensagem ‘implícita’ de desprezo ficou patente. Isso porque os servidores da saúde pública do DF fazem milagres e são referências nacionais em alguns serviços.

Destaques

Acordos institucionais fortalecem atuação do sistema de inteligência no DF

Com a formalização de dois Acordos de Cooperação Técnica...

Olha o SUS aí: Operação Semana Santa: apreendida cerca de 1,5 tonelada de pescados

Por Larissa Lustoza A Vigilância Sanitária apreendeu cerca de 1,5...

Hospital de Base recebe comitiva da Secretaria de Saúde para visita técnica sobre Projeto Lean

A equipe de gestores do Instituto de Gestão Estratégica...

Deputado Antônio Carlos Rodrigues cobra bom senso de novatos do PL por assinarem requerimento de urgência do projeto de anistia

Por Kleber Karpov O deputado Antônio Carlos Rodrigues (PL/SP) utilizou...

Segurança reforçada para comemorações dos 65 anos de Brasília

Com uma programação especial organizada pelo Governo do Distrito...