Por Dorleni Dornelles
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara aprovou, em reunião remota, realizada nesta quarta-feira (31), requerimento da deputada Aline Sleutjes (PSL-PR) para a realização de audiência pública com o objetivo de discutir a criminalidade e segurança no campo.
No Brasil, conflitos no campo frequentemente envolvem direito de propriedade, desmatamento e reforma agrária. O desmatamento, em especial, tem sido o pivô de muitos conflitos rurais.
A violência rural, porém, vai além do direito de propriedade, embora esteja no centro das questões no país.
Atualmente, seis estados da federação executam programas específicos de segurança para o setor rural, a saber: MG, GO, ES, PR, RS e DF. Os representantes desses estados participarão da audiência, da qual a Confederação da Agricultura e Pecuária também participará.
A autora do requerimento, deputada Aline Sleutjes diz que o Brasil precisa ter uma política integrada de prevenção e combate à violência no campo.
“Essas experiências precisam ser compartilhadas para que a gente possa unificar uma política integrada de prevenção e combate à violência contra produtores e trabalhadores rurais em todo o Brasil”, justifica a deputada.