Por Susana Souza
Teve início a Campanha de Conscientização sobre Contracepção promovida pelo Instituto Planejamento Familiar (IPFAM). Com o objetivo de incentivar e conscientizar a população de todo o Brasil sobre o uso de métodos contraceptivos de longa duração (LARC, na sigla em Inglês), que incluem o DIU, o implante subdérmico e o SIU-LNG, a campanha segue nas mídias sociais do IPFAM até o dia 26 de setembro, dia do aniversário de três anos do Instituto e Dia Mundial da Contracepção.
A ação teve início no dia ontem, 19, em homenagem ao aniversário do Sistema Único de Saúde (SUS). “Nós entendemos que a questão demanda atuação conjunta de muitos atores da sociedade, pois é um problema multifatorial, que precisa ser enfrentado com educação e com garantia de acesso à informação e aos métodos contraceptivos, sobretudo os de longa duração, além de garantir aos jovens mais oportunidades”, ressalta a Lilian Leandro, cientista da computação, com atuação no terceiro setor, e cofundadora do IPFAM.
Já a advogada Ana Clara Polkowski, cofundadora do IPFAM, explica a dinâmica da ação do IPFAM. “A campanha busca trazer mais informação sobre esses métodos de longa duração, esclarecendo os mitos que ainda existem, bem como tem o intuito de chamar atenção sobre a necessidade de garantir acesso efetivo a eles em todo o território nacional e fomentar o debate sobre a inclusão de outros contraceptivos da mesma modalidade, além do DIU de cobre no SUS”, esclarece.
A Campanha está sendo veiculada nas redes sociais do IPFAM – Instagram, Facebook e LinkedIn, e também no site. No dia 26, último dia, haverá uma entrevista exclusiva, pelo Spotify, com a médica ginecologista Dra. Carolina Sales Vieira, enfatizando a importância da conscientização dos adolescentes sobre os contraceptivos de longa duração.