Carnaval: MPDFT acompanha trabalho de órgãos públicos e verifica irregularidades em bloco

Órgãos de segurança relataram ao Ministério Público ocorrências de esfaqueamento, apreensão de facas, roubos e furtos, mas não houve nenhum registro de homicídio nos eventos festivos.



Representantes do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) têm fiscalizado eventos de Carnaval na cidade ao longo de todo o feriado. Além de passar por locais onde há blocos e festas ocorrendo, também são feitas visitas aos centros de operação da segurança pública, para acompanhar os trabalhos e os registros de ocorrências. Na noite de domingo, 19 de fevereiro, a fiscalização ministerial presenciou  um número significativo de foliões na Praça dos Prazeres, no Blocos das Montadas e no Raparigueiros, um dos mais tradicionais da capital federal.

O MPDFT acompanhou os trabalhos da Vigilância Sanitária junto ao Posto Médico do Bloco Raparigueiros. No local, foram verificadas irregularidades referentes ao licenciamento dos serviços médicos de emergência e urgência. Constatou-se, ainda, que todos os banheiros químicos disponibilizados pela organização do bloco foram posicionados na área verde do Eixo Monumental, sem qualquer iluminação, expondo a perigo os usuários, na avaliação do Ministério Público. A Polícia Militar também noticiou ao menos dez esfaqueamentos nos blocos do domingo e a apreensão de 37 armas brancas, dentre elas facas do tipo peixeira, canivetes, aparelhos de choque e tesouras.

O procurador Distrital dos Direitos do Cidadão, José Eduardo Sabo, e a promotora de Justiça Luciana Bertini, de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural, coordenaram a atuação do MPDFT na noite passada, junto com outros servidores. A promotora esteve reunida com carnaval19022o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, com a coronel Cíntia Queiroz, da Subsecretária de Operações Integradas, com a coronel Mônica Miranda, comandante do Corpo de Bombeiros Militar do DF, com Marcelo Portela, diretor-geral do Detran-DF, entre outras autoridades nas instalações da Cidade Policial, montada na Torre de TV com objetivo de dar mais celeridade aos atendimentos de ocorrências e à prestação de serviços durante a folia no centro da capital.

Publicidade

As equipes do MPDFT continuam com as ações de fiscalização ao longo dos eventos de carnaval. O  objetivo é monitorar as condições de segurança dos foliões, a manutenção da ordem pública, o cumprimento das licenças exigidas aos bares e blocos, as aglomerações de pessoas em vias, bem como os limites de ruído e a limpeza urbana. “A presença da equipe do MPDFT nas festividades carnavalescas tem proporcionado um acompanhamento mais próximo das ocorrências junto aos foliões, aos moradores do DF e visitantes da cidade”, avalia Luciana Bertini.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










FONTEMPDFT
Artigo anteriorVigilância Sanitária faz mais de 700 fiscalizações no Carnaval do DF
Próximo artigoUnidade de Cuidados Prolongados Pediátricos: um sopro de esperança, no hospital de Santa Maria