24.5 C
Brasília
22 dez 2024 12:58
Início MOBILIDADE Carro da Vacina já levou mais de 41 mil doses para população...

Carro da Vacina já levou mais de 41 mil doses para população da Região Oeste

Além de imunização, o veículo também realiza testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e orientações gerais de saúde



Por Alexandre Álvares

Criado em 2022, o Carro da Vacina completou mais de 41 mil doses de imunizantes aplicadas. Desse total, mais de 17 mil foram da vacina de covid-19. O projeto itinerante da Secretaria de Saúde (SES-DF) leva imunização até a população do Distrito Federal. No último sábado (6), mais uma edição foi realizada no Setor O, em Ceilândia, e cerca de 100 doses foram aplicadas. Foram 58 doses de influenza, 25 de covid-19, 15 de rotina e 72 testes rápidos.

O projeto foi iniciado para apoiar a campanha contra covid-19, em Ceilândia. Posteriormente, foi replicado em outras regiões administrativas, com ações em Planaltina, Gama, São Sebastião, Sol Nascente, Água Quente, Guará e Plano Piloto.

Publicidade

A intenção é ampliar a cobertura vacinal, como reforça a chefe da vigilância epidemiológica e imunização (NVEPI) da Região de Saúde Oeste, Zildene Bitencourt. “O Carro da Vacina já acontece há mais de dois anos e foi idealizado para ampliar a cobertura vacinal. Inicialmente, a ideia era trazer as vacinas da covid-19, mas hoje nós vamos fortalecer a campanha contra a influenza”, salienta.

Desde o início do projeto, foram 41.321 doses de vacina aplicadas, sendo 17.613 de covid-19 e 23.708 de outros imunizantes na Região de Saúde Oeste – que engloba Brazlândia, Ceilândia, Por do Sol e Sol Nascente.

‌Na última edição, foram oferecidas todas as vacinas do calendário adulto e infantil, exceto dengue e BCG. Além disso, o carro também trouxe testes rápidos para detecção de infecções e doenças sexualmente transmissíveis (ISTs), como hepatite, HIV, sífilis, entre outras. Em caso de resultado positivo para alguma enfermidade, o paciente era encaminhado para atendimento médico.

‌O atendimento começou por volta das 8h, durou o dia todo e movimentou o comércio local. Os comerciantes ficaram motivados a participar da ação, como o balconista de farmácia Ivanildo Ferreira, que fez os testes rápidos e aprovou a iniciativa da SES-DF. “É muito importante estar com tudo em dia, saber se está tudo certo. É uma ótima oportunidade para a população aqui do Setor O e também pessoas da região, para fazer esse check-up e garantir a vacina no braço”, afirma.

A vacinação itinerante da Secretaria de Saúde leva profissionais de saúde até a população. No sábado (6), a ação aconteceu no Setor O, em Ceilândia. Foto: Ualison Noronha/Agência Saúde

‌O gestor da Unidade Básica de Saúde 5 (UBS) de Ceilândia e coordenador do Carro da Vacina na Região Oeste, Henrique Queiroz, orientou a equipe e destacou a popularidade da iniciativa de vacinação itinerante. “O Carro da Vacina já é característico aqui da região. A população já conhece o nosso trabalho. Em alguns territórios, muitas pessoas aguardam a vacina do carro, que chega na porta da sua casa”, completa o coordenador.

O Carro da Vacina percorre as regiões do DF todo sábado, das 9h às 17h. O cronograma dos finais de semana é divulgado no site da SES.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










Artigo anteriorServidores e pacientes trocam histórias em celebração a 15 anos de assistência da Casa de Parto de São Sebastião
Próximo artigoJorge Vianna e direção do Sindate se reúnem com Celina Leão para tratar de carreira dos técnicos em Enfermagem