Por Kleber Karpov
O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB) liberou o pagamento da parcela, referente ao mês de abril, do Cartão Prato Cheio. Ao todo, 85.991 famílias em vulnerabilidade social foram beneficiadas e contam com o crédito em conta no valor de R$ 250 para utilização na compra de alimentos no comércio local. O benefício vale por nove meses.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social (Sedes), Ana Paula Marra, das famílias beneficiadas, 26.422 são provenientes de inclusões recentes ao programa e o investimento do GDF para esse mês é de R$ 21.497.750.
“O Prato Cheio não é um programa de transferência de renda. É temporário justamente para dar a oportunidade de estarmos sempre renovando as famílias para que todos que precisam possam ser atendidos. O programa tem ciclo de nove meses para que novos beneficiários, que já passaram por atendimento socioassistencial e estão na fila de espera, possam ser contemplados”, explicou Ana Paula.
Quem recebe?
Segundo a Sedes, o benefício é destinado às famílias monoparentais, ou seja, chefiadas por mulheres, com crianças de até seis anos de idade, além daquelas que têm na composição familiar pessoas com deficiência ou idosas. Também têm direito ao benefício, pessoas em situação de rua, que recebam acompanhamento por parte de equipes da assistência social, em processo de saída dessa condição.
Compra de alimentação
Destinado, apenas a aquisição de alimentação, o Cartão Prato Cheio, do Banco de Brasília (BRB), é inabilitado para a função saque. O beneficiado pode utilizar o valor creditado, em comércio de produtos alimentícios.
Cartão do Prato Cheio
De acordo com a Sedes, entre os 26.422 novos beneficiários do programa neste mês, 18.089 recebem o Prato Cheio pela primeira vez. Essas pessoas, precisam retirar o cartão nas agências do BRB, única forma de se receber o recurso.
Informações sobre a data e o local da retirada do cartão podem ser consultadas, no site GDF Social. Para as letras iniciais listadas, os cartões já estão disponíveis para a retirada.