22.5 C
Brasília
06 abr 2025 12:46

CCJ aprova participação da AMB em composição de conselho de análise de novas tecnologias no SUS

Atualmente Conitec é Composta por 13 membros. Desses, um indicado pelo Conselho Nacional de Saúde e um pelo Conselho Federal de Medicina. Com apreciação da CCJ, em caráater conclusivo, caso os parlamentares deixem de interpor recursos, o texto segue para análise do Plenário e, aprovado, para sanção presidencial

Por Kleber Karpov

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (31/Mai), o Projeto de Lei (PL) 213/22, do Senado que assegura a participação de especialista sob indicação da Associação Médica Brasileira (AMB) para compor a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec), no Sistema Único de Saúde (SUS).

Na Câmara dos Deputados, deputada federal, Laura Carneiro (PSD-RJ), relatoria do PL, pontuou a constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa da proposta. Vale ressaltar que o PL é de autoria do senador Rogério Carvalho (PT-SE) e altera a Lei 8.080/90, que trata da organização e funcionamento do SUS.

Carvalho defende haver uma “inegável omissão legal” dado a ausência de indicação da AMB, na Conitec, dado o papel institucional da comissão. Desde os anos 2.000, a Conitec  elabora diretrizes médicas, baseadas em evidências científicas, com o intuito de padronizar condutas e auxiliar o médico nas decisões clínicas relacionadas ao diagnóstico e tratamento.

Atualmente, a Conitec — responsável por avaliar novos tratamentos, tecnologias e protocolos para o SUS —, é composta por 13 membros com direito a voto. Do total, os conselhos Nacional de Saúde (CNS) e Federal de Medicina (CFM), indicam são responsáveis por indicar, cada um, um nome para compor o Conselho.

Protagonismo

Em tempo, enquanto a Câmara endossa o reconhecimento público do Senado Federal, da importância da atuação da AMB, por outra vertente, a instituição faz o dever de casa para demonstrar, à classe política, o protagonismo em relação a atuar para defender os interesses da classe médica e da população do DF. Ações essas que contam com amplo reconhecimento, do governo federal, além dos congressistas.

César Eduardo Fernandes, presidente da AMB faz análise de encontro com parlamentares – Foto: AMB

Um exemplo disso, foi o encontro promovido pela AMB, na Associação Médica de Brasília (AMBr)(31/Mai) com a reunião de representantes de Federadas, Sociedades de Especialidades, com parlamentares médicos e apoiadores das pautas relacionadas à saúde no Congresso Nacional. O evento considerado de grande êxito, por parte do presidente da AMB, o médico, César Eduardo Fernandes.

“É através dessa ligação das instâncias representativas com o parlamento que a gente consegue entender as causas da boa prática da medicina. Este é um evento necessário para mostrar a força do segmento. Tivemos a presença de deputados importantes aqui e a AMB se posicionando, colocando em evidência temas que realmente precisamos fazer andar no parlamento.”, dissse Fernandes.

Reconhecimento

Importante ressalvar que, se de um lado a sociedade brasileira condenou decisões, por parte do CFM, em relação a pandemia do coronavírus, por outro, a AMB, em tempo, reconheceu a ineficácia e desaconselhar o uso de medicamentos não comprovados cientificamente para tratamento da Covid-19, como hidroxicloroquina, cloroquina e ivermectina.

Mais que isso, a AMB, se contrapôs, condenou publicamente e chegou a ser criticada em relação a persistência do uso de tais medicamentos, contra a Covid-19. Um exemplo, das críticas recebidas ocorreu com a publicação do Boletim CEM Covid AMB2, se deu por parte da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) em relação a Associação Médica do Brasil, no que tange (23/Mar/2021)(Veja Aqui).

AMB

A AMB, criada em 1951, é uma sociedade sem fins lucrativos a atuar na defesa da dignidade profissional do médico, na assistência de qualidade, na proposição de implementação de políticas públicas à saúde da população brasileira.

 

 

Anvisa proíbe suplementos alimentares com ora-pro-nóbis

Por Paula Laboissière A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Após caso registrado em março, DF volta a considerar sarampo eliminado

Por Luiz Claudio Ferreira Vinte dias depois da confirmação do...

Chuvas: com mais de 300 desalojados, Angra dos Reis decreta emergência

Por Vitor Abdala As chuvas deixaram pelo menos 346 pessoas...

IR 2025: onde baixar o aplicativo para declarar o Imposto de Renda?

Por Edgard Matsuki Os contribuintes têm três opções para fazer a...

Shopping em Taguatinga recebe exposição sobre educação no trânsito

Como parte das comemorações pelos 28 anos da implantação...

Primeira creche pública do Riacho Fundo oferecerá atendimento integral para 188 crianças

Por Thaís Umbelino A comunidade do Riacho Fundo se prepara para...

Destaques

Medicina Nuclear do Hospital de Base: crescimento e excelência no diagnóstico e tratamento

O Núcleo de Medicina Nuclear do Hospital de Base...

Anvisa proíbe suplementos alimentares com ora-pro-nóbis

Por Paula Laboissière A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Após caso registrado em março, DF volta a considerar sarampo eliminado

Por Luiz Claudio Ferreira Vinte dias depois da confirmação do...

Chuvas: com mais de 300 desalojados, Angra dos Reis decreta emergência

Por Vitor Abdala As chuvas deixaram pelo menos 346 pessoas...

IR 2025: onde baixar o aplicativo para declarar o Imposto de Renda?

Por Edgard Matsuki Os contribuintes têm três opções para fazer a...