O calendário de ações do Outubro Rosa realizado pela Secretaria da Mulher foi encerrado na manhã desta terça-feira (31), em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), na ação realizada no Centro Cultural e Desportivo da Ceilândia. Uma carreta de atendimentos médicos e outra equipada com mamógrafo estiveram à disposição de 50 mulheres da comunidade, promovendo a prevenção e o cuidado com a saúde feminina.
A iniciativa, que contou com o apoio da administração local, selecionou mulheres em situação de vulnerabilidade social para receber atendimentos especializados. Entre os serviços oferecidos estavam mamografias, exames de citopatologia e a inserção do DIU.
“Essa iniciativa não apenas promove a saúde física, mas também conscientiza as mulheres sobre a importância da prevenção e da busca por cuidados regulares. A ação demonstra o comprometimento com a saúde e o bem-estar das mulheres da comunidade”, afirma a secretária da Mulher, Giselle Ferreira.
A carreta de mamografia, equipada com tecnologia de ponta, possibilitou exames precisos e rápidos, contribuindo para a detecção precoce de possíveis alterações mamárias. Ivandina Gomes, profissional autônoma de 59 anos, conta que “nunca tinha passado por uma experiência tão acolhedora quanto essa. A ação de trazer para perto de nós esses atendimentos é maravilhosa. Me senti muito bem atendida.”
O foco na prevenção é essencial para aumentar as taxas de cura e melhorar a qualidade de vida das mulheres. Enfermeira do SESC, Noriene da Conceição reforça que o atendimento das carretas não é realizado apenas no mês de outubro. “Muitas vezes, as mulheres têm dificuldade em realizar os exames. A carreta traz, de forma gratuita, a prevenção e está presente durante todo o ano, levando saúde àquelas que precisam”, afirma.