Celina Leão convoca 1.236 profissionais da área de saúde

Chamamento contempla médicos, especialistas, enfermeiros e dentistas aprovados nos concursos de 2018 e 2022



Por Kleber Karpov

Na próxima segunda-feira (06/fev), a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) deve nomear 1.236 candidatos aprovados, conforme anunciado, há cerca de duas semanas, por parte da governadora do DF, em exercício, Celina Leão (Progressista). Do montante, devem ser empossados 437 médicos, 454 especialistas, 220 enfermeiros além de 125 dentistas.

Com a posse dos 437 médicos, a SES-DF deve reforçar o time nas especialidades de  anestesiologia, cardiologia, cirurgias oncológica e pediátrica, clínica médica, coloproctologia, ginecologia e obstetrícia, medicina física e reabilitação, genética médica, infectologia, medicina intensiva adulto. Além de outras especialidades, como nefrologia, neonatologia, neurologia, oftalmologia, ortopedia e traumatologia, otorrinolaringologista, paliativista, pediatria, psiquiatria, radiologia e diagnóstico por imagem, urologia, família e comunidade, psiquiatria.

Publicidade

Ampliar oferta

Lucilene Florêncio, Secretária de Saúde do DF – Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Para a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, os profissionais de saúde a serem empossados deve o quadro de recursos humanos da Secretaria, de modo a ampliar a oferta do SUSDF.

“A chegada desses novos servidores é extremamente valiosa para a Secretaria de Saúde. Assim, poderemos reforçar nosso quadro de profissionais e ampliar o acesso e a oferta de nossos serviços, oferecendo maior número de consultas, realizando mais cirurgias e cuidando ainda melhor dos nossos pacientes”, reforça a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

Atenção Primária

A SES-DF deve receber, a Atenção Primária, a nomeação de médicos de família e de comunidade, também para ampliar a capacidade de atendimento do programa Estratégia Saúde da Família (ESF).  “O objetivo é aumentar a área de cobertura comunitária”, ressalta a coordenadora da Atenção Primária (Coaps), Ramá Celani.

Especialistas

Outros 454 especialistas devem reforçar a capacidade de atendimento da saúde pública do DF, com  farmacêuticos, administradores, contadores, analistas de Tecnologia da Informação, técnicos de comunicação social e economistas. Essas nomeações são referentes ao certame de 2018, que teve a vigência ampliada devido à pandemia.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter






 



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










FONTEAgência Brasília
Artigo anteriorSaúde mental
Próximo artigoNeoenergia anuncia contratar profissionais formados na Escola de Eletricistas