22.5 C
Brasília
17 dez 2025 11:31

Celina Leão destaca avanços nas políticas públicas para mulheres

O programa Tempo de Refletir, realizado no Espaço Qualidade de Vida, no Anexo do Palácio do Buriti, foi uma homenagem especial às mulheres

Nesta segunda-feira (24) o secretário-executivo de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali) da Secretaria de Economia (Seec), Epitácio Júnior, recebeu a vice-governadora Celina Leão no programa Tempo de Refletir. A conversa especial foi uma homenagem ao Mês da Mulher.

Durante o programa, a vice-governadora celebrou as conquistas recentes do Governo do Distrito Federal (GDF) para as mulheres, incluindo a lei que garante uma renda mensal aos filhos de vítimas de feminicídio e a lei do auxílio-aluguel para mulheres em situação de violência doméstica. “O GDF tem trabalhado para deixar um legado sólido e efetivo para as mulheres do DF, garantindo mais segurança, amparo e autonomia”, comenta Celina Leão.

Celina também destacou o treinamento Ressignificar: Proteção Integral às Mulheres, voltado para a Polícia Penal do DF, realizado na manhã desta segunda-feira. O programa abrange legislações e políticas públicas de proteção à mulher, além de orientação sobre autocuidado e saúde mental para os profissionais da segurança pública. “Para cuidar, é essencial estar bem”, frisou.

Durante a transmissão, ela contou a trajetória na defesa dos direitos das mulheres, desde a atuação como procuradora da mulher e presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF) até a coordenação da bancada feminina na Câmara dos Deputados. Na época em que esteve à frente da bancada feminina articulou 81 legislações voltadas às mulheres, com destaque para a Lei da Violência Política, a Lei da Violência Psicológica e a Medida Provisória do Trabalho, Emprego e Renda, que ampliou direitos como a licença-paternidade.

“Os mandatos passam, mas os legados ficam. Devemos celebrar os avanços, mas sem baixar a guarda, pois ainda perdemos milhares de mulheres para o feminicídio no país, além das diversas formas de violência física e psicológica”

Celina Leão
vice-governadora

A vice-governadora enfatizou a importância de avançar nas conquistas femininas e manter a luta ativa. “Os mandatos passam, mas os legados ficam. Devemos celebrar os avanços, mas sem baixar a guarda, pois ainda perdemos milhares de mulheres para o feminicídio no país, além das diversas formas de violência física e psicológica”, afirmou.

Celina também compartilhou detalhes sobre o início de sua carreira, os desafios enfrentados e as conquistas ao longo do caminho. Ela contou que a mãe sempre esteve envolvida com políticas públicas e que a casa dela foi, por muitos anos, um refúgio para mulheres vítimas de violência. Para Celina, a trajetória dela teve início por uma combinação de vocação e influência familiar.

O apoio de seu esposo foi fundamental para que ela seguisse firme em sua missão, especialmente diante da intensa rotina de trabalho, que pode chegar a 16 horas diárias. Em alguns momentos, isso significou abrir mão de eventos importantes em família, mas, com o suporte do marido, conseguiu equilibrar as demandas profissionais e pessoais. Com determinação e resiliência, supera os desafios diários e segue avançando.

Transmitido pelo canal da Seec no YouTube, o programa foi encerrado com uma mensagem da vice-governadora às servidoras públicas, expressando gratidão a cada mulher que deixa a casa todos os dias para cuidar da população do DF. Ela destacou que este mês é um momento de reafirmar conquistas e fortalecer a luta por direitos, igualdade, ambientes de trabalho mais respeitosos e livres de assédio, além do reconhecimento e avanço das mulheres no serviço público. “Nossa meta é construir a melhor cidade e ser o melhor governo do país para atender e acolher as mulheres e nossas servidoras”, afirmou.

Criança que passou por transplante de medula conhece doador no HCB

Por Kleber Karpov A pequena Maria Cecília Freitas, de 5...

Curso de lideranças comunitárias reforça protagonismo social no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Atendimento à Comunidade do...

Inscrições para o Programa Centelha DF são prorrogadas até 15 de janeiro

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

PF prende desembargador por suspeita de vazar informações sobre operação no Rio

Por Kleber Karpov A Polícia Federal (PF) prendeu o desembargador...

Férias: saiba como obter o certificado internacional de vacinação

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Governo de São Paulo, prefeitura e MME pedem rompimento de contrato com Enel

Por Kleber Karpov O governador de São Paulo, Tarcísio de...

Ministério da Saúde define valores do 13º para profissionais de enfermagem

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde definiu, por meio...

Destaques

Criança que passou por transplante de medula conhece doador no HCB

Por Kleber Karpov A pequena Maria Cecília Freitas, de 5...

Curso de lideranças comunitárias reforça protagonismo social no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Atendimento à Comunidade do...

Inscrições para o Programa Centelha DF são prorrogadas até 15 de janeiro

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

Laboratório clínico do Hospital de Base mantém nível de excelência pelo sexto ano consecutivo

Por Kleber Karpov O Laboratório Clínico do Hospital de Base...

PF prende desembargador por suspeita de vazar informações sobre operação no Rio

Por Kleber Karpov A Polícia Federal (PF) prendeu o desembargador...