Celina Leão em viagem técnica aos EUA terá encontro com Barack Obama



Celina Leão e Pat Kowall
Celina Leão e Pat Kowall

A deputada Celina Leão, presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), iniciou, nesta segunda-feira (1º), agenda oficial em viagem aos Estados Unidos (EUA). A presidente do Legislativo fica no estado americano até sexta-feira (5), em viagem oficial, sem custos para a instituição. A deputada reforça a importância da viagem para garantir à CLDF uma gestão eficiente, com praticidade de ações. “A condição estratégica da CLDF exige que os legisladores se capacitem. O que a CLDF faz ecoa por todo o país”, garante Celina.

A primeira reunião foi na manhã de hoje, com Pat Kowall, responsável pelo programa do Departamento Norte-Americano de Estado dos EUA, o International Visitor Leadership Program, oferecido à algumas lideranças e legisladores, a exemplo da deputada Celina Leão na CLDF. Nele, constam programas de sucesso dos Estados Unidos, que são apresentados às autoridades convidadas, a exemplo da transparência governamental e efetiva comunicação com cidadãos, intitulado “A Project for Brazil”, a ser realizado nos dias 1 e 2 de fevereiro deste ano.

Em seguida, foi recebida pelo diretor de Programas Latino Americanos, Roberto Izurieta,

Publicidade

professor da Universidade de George Washington, e diretor do programa de estudos da área de Políticas Latino-americanas. Izurieta é um profissional conceituado em sua área. Tanto que atua como comentarista de política na CNN, em espanhol.

“Vim conhecer o programa desenvolvido nos Estados Unidos e por meio de entendimentos deveremos formalizar uma parceria entre a CLDF e a Universidade George Washington”, prevê a parlamentar.

Dando seguimento à agenda oficial, Celina visitou, na tarde de hoje, a sede do programa Let Girls Learn, dirigido por Krista Rigal. O objetivo do trabalho é de atender meninas que deixam a escola antes de terminar o ciclo escolar. “Quero lançar na CLDF um programa-piloto de forma que traga as meninas do Ensino Médio das escolas públicas de volta aos bancos escolares, para que concluam os estudos”, diz Celina. E completa: “Elas precisam conhecer modelos de mulheres líderes na área da saúde, educação, política, esporte e ciências, entre tantas opções, para que a meninas possa se ver no futuro. Ela precisa continuar a estudar, avançar para alcançar aquele degrau que serve como exemplo. O sonho é possível de ser realizado. O exemplo é um estímulo para que elas cresçam e tenham um futuro melhor”, justifica a parlamentar.

A deputada se preocupa com as meninas que muitas vezes trocam a adolescência para casar-se ou serem mães precoces. Segundo números da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (Pnad) de 2006, das mulheres entre 20 e 24 anos que são casadas, 11% o fizeram antes dos 15, um contingente de 877 mil. Se considerarmos as uniões antes dos 18 anos dessa faixa etária, o índice sobe para 36%, ou 3 milhões de mulheres. Em outros países da América Latina e do Caribe, os níveis de ocorrência são maiores apenas na República Dominicana e também na Nicarágua.

Na programação de amanhã (2), está prevista a visita da deputada à Assembleia Geral de Maryland, no Departamento do Escritório de Iniciativas Comunitárias do Departamento de Serviços Legislativos. Trata-se de uma das mais antigas agências de pessoal legislativas no país, mantendo uma longa e orgulhosa tradição de prestação de serviços profissionais apartidários para a legislatura de Estado e do povo de Maryland. Ele foi criado em 1906 como o Departamento de Referência Legislativa.

Fonte: Ascom Celina



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










Artigo anteriorZika: OMS declara emergência internacional em saúde pública
Próximo artigoAssassinato no Guará repercute na primeira sessão do ano na Câmara Legislativa