Centro de inteligência vai analisar dados para subsidiar decisões na Saúde

Informações do Cieges/SUS, instrumento de compartilhamento de dados para a obtenção de resultados e inovação da gestão pública, ficarão reunidas no site Infosaúde



A Secretaria de Saúde (SES-DF) institui em sua estrutura um novo Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão do Sistema Único de Saúde (Cieges/SUS). A Portaria 392 foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira (5). O objetivo é reunir informações para facilitar a tomada de decisões estratégicas de modo mais eficiente e rápido.

O Cieges é um instrumento de compartilhamento de dados para a obtenção de resultados e inovação da gestão pública e ficará disponível dentro do portal InfoSaúde. “Vamos trabalhar para que essas informações fiquem mais estratégicas, condensadas e voltadas à agilidade na hora de decidir”, explica o subsecretário de Planejamento em Saúde, Rodrigo Vidal.

A criação do novo centro é um projeto do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), responsável por apoiar e dar suporte no desenvolvimento da ferramenta. A publicação da Portaria 392 oficializa a adesão da SES-DF à rede Cieges. Para tanto, foram realizadas oficinas de treinamento e a inclusão do centro no organograma da pasta.

Publicidade

“Por uma estratégia da secretaria, como já temos uma Diretoria de Gestão de Informações Estratégicas [DGIE], colocamos a execução dentro desse departamento, subordinado à Subsecretaria de Planejamento em Saúde [Suplans]. Quem vai direcionar o centro é a gestora da pasta, na posição de presidente do Cieges”, explica Vidal.

Atribuições

A criação do Cieges é um projeto do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), responsável pelo desenvolvimento da ferramenta. A publicação da portaria oficializa a adesão da SES-DF | Foto: Breno Esaki/Arquivo Agência Saúde-DF

Conforme a normativa, o Cieges-DF terá como competências: a integração de dados das diversas áreas para a geração de informações; a análise de tendências e padrões de saúde; a definição das classificações estratégicas dos painéis que comporão o repositório do centro; a solicitação de colaboração com outros entes da área de saúde e pesquisa; e o fornecimento de suporte técnico para a interpretação das soluções da análise de dados desenvolvidas.

Segundo o subsecretário, o Cieges é baseado na ciência de dados e sua função é processar, analisar e integrar as informações coletadas e transformá-las em painéis estratégicos de monitoramento. “Para que isso aconteça, é necessário uma equipe multidisciplinar, composta tanto por profissionais da área finalística quanto por analistas de sistema e gestores. Estes farão o elo entre os de tecnologia e os colaboradores das áreas finalísticas e assistenciais”, detalha.

Infosaúde

InfoSaúde conta com a integração das bases de dados de mais de 30 sistemas, fornece serviços de georreferenciamento e possibilita o acompanhamento de dados sensíveis como a evolução dos casos da covid-19.

A plataforma armazena ainda informações sobre atendimentos, consultas, cirurgias, tratamentos de doenças, estoque de medicamentos e números sobre a pandemia, como vacinação, casos, óbitos e leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










FONTEAgência Brasília
Artigo anteriorFeira Pet promove a adoção de 26 animais de estimação
Próximo artigoGDF divulga lista de beneficiados no programa de castração gratuita de pets