Por Marci Hences
Sem descanso nas férias, cerca de 800 alunos que não têm condições de arcar com os custos de um curso preparatório para concurso, participam dos aulões oferecidos pelo projeto Aprova DF neste sábado (4) e no domingo (5), no Setor Comercial Sul. A iniciativa é uma parceria entre a Associação Cresce-DF e a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), e disponibiliza curso gratuito com conteúdo para concursos públicos a toda a comunidade, em especial, para jovens egressos do ensino médio e pessoas em situação de vulnerabilidade social.
As aulas são realizadas aos sábados e domingos, de 8h às 12h e de 13h às 17h, no Edifício Oscar Alvarenga, localizado no Setor Comercial Sul, próximo à saída do metrô. Neste sábado, pela manhã, os alunos e alunas terão aulas de mentoria e direito constitucional, e à tarde, direito administrativo e língua portuguesa. Já no domingo, os participantes poderão acompanhar aulas de direito constitucional, matemática e raciocínio lógico durante o período matutino, e à tarde, direito administrativo e língua portuguesa.
De acordo com Eduardo N. Campos, Coordenador Geral do Aprova DF, os alunos também têm a flexibilidade de se matricular e participar de aulas avulsas, ou seja, podem escolher disciplinas específicas conforme sua necessidade de estudo, pois as turmas não são fechadas, permitindo que os estudantes entrem no curso de acordo com sua disponibilidade de horários.
As inscrições estão abertas para jovens a partir de 16 anos (faça sua inscrição aqui). Outra vantagem é que os interessados podem comparecer diretamente ao local do curso e, se houver vagas disponíveis, já realizar a matrícula e começar a participar das aulas ainda nesse final de semana, ” ressaltou Eduardo.
Fabiana Alves Pereira, 25 anos, moradora do Paranoá, formada em psicologia, é uma das 6000 pessoas atendidas pelos aulões gratuitos e através dessa oportunidade, conseguiu ser aprovada para assumir como psicóloga residente no SUS. Antes de conhecer o curso, ela estudava sozinha e disse que as aulas a ajudaram a ter mais foco e conhecimento. “Sou muito grata por essa iniciativa do governo do GDF, de oportunizar a quem não tem condições de pagar um curso”, afirmou.
Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, o Aprova DF tem sido transformador na trajetória de muitos jovens e adultos que sonham em passar num concurso público. “Graças à parceria com profissionais altamente qualificados e à estrutura de ensino flexível, o projeto oferece uma excelente oportunidade para quem busca uma preparação eficiente para concursos públicos, mas não tem condições de arcar com os custos de um curso preparatório,” destacou.
Mais informações sobre o Projeto
O Aprova DF é um projeto de 12 meses de duração, estruturado em quatro ciclos de aulas intensivas, totalizando 208 encontros, sempre aos finais de semana. Além do suporte presencial, os participantes podem fazer parte da comunidade Aprova DF no WhatsApp, na qual recebem alertas de editais, materiais e dicas dos professores.
A estrutura do espaço no Setor Comercial Sul inclui serviços como auditório climatizado, telões de LED para facilitar a visualização do conteúdo; tradutores de Libras para garantir a acessibilidade aos alunos; kits de materiais didáticos para apoiar o aprendizado dos estudantes; uniformes; café e lanche gratuito para o bem-estar dos alunos durante o evento.
Como participar do Aprova DF
Aos concurseiros interessados, as inscrições podem ser feitas pelo site oficial neste link<http://www.aprovadf.com.b
Serviço
Data: Sábados e domingos
Horário: 8h às 17h
Local: Edifício Oscar Alvarenga – Setor Comercial Sul, Qd. 3 Bl. B – LT 84/90 – 1º andar