Circuito de Festejos Juninos anima mais de 40 mil pessoas em Samambaia e Taguatinga

As apresentações dos grupos de quadrilha foram marcadas pela terceira etapa classificatória da Fequaju e última etapa do LINQDFE



O Circuito de Festejos Juninos atraiu mais de 40 mil pessoas para Samambaia e Taguatinga, com apresentações de quadrilhas, shows e comidas típicas. O evento incluiu a terceira etapa do Candangão (Fequaju) e a final do XXV Circuito de Quadrilhas Juninas (LINQDFE).

“Todas as quadrilhas estão de parabéns. Agradeço a todos por esse espetáculo e por manter viva a tradição junina. Os campeões terão uma missão ainda maior, de representar o Distrito Federal no Campeonato Nacional de Quadrilhas Juninas e no Arraiá Brasil. Tenho certeza de que estamos muito bem- representados”

Claudio Abrantes, secretário de Cultura e Economia Criativa

Publicidade

A última etapa do XXV Circuito de Quadrilhas Juninas ocorreu em Taguatinga, no estacionamento do Estádio Serejão, onde o Grupo Especial teve uma disputa acirrada nos dias 19, 20 e 21. A quadrilha Arroxa o Nó, do Paranoá, sagrou-se campeã, enquanto a Formiga da Roça, de São Sebastião, ficou com o vice-campeonato. Ambas representarão o Distrito Federal no Campeonato Nacional de Quadrilhas Juninas, com a Ribuliço, que conquistou o terceiro lugar e garantiu uma vaga no Arraiá Brasil. Já a quadrilha Arroxa o Nó destacou-se como o Melhor Marcador e Melhor Casal de Noivos.

No Grupo de Acesso, a quadrilha Vai Mas Não Vai, de Luziânia/GO, destacou-se como campeã, seguida por Tico-Tico no Fubá e Espalha Brasa, que ascenderão ao Grupo Especial para a próxima edição do circuito. Tico-Tico no Fubá e Matingueiros do Sertão empataram como Melhor Marcador. O prêmio de Melhor Casal de Noivos ficou com Os Caboclos do Sertão.

Márcio Nunes, presidente do LINQDFE, expressou seu agradecimento. “Parabenizo as quadrilhas pela dedicação e criatividade. Agradeço aos parceiros, patrocinadores, equipe e voluntários pelo apoio e trabalho árduo, e ao público, que fez a festa acontecer. Cada apresentação mostrou a riqueza de nossa cultura. Todos são vencedores por manter viva essa tradição”.

O Circuito de Festejos Juninos atraiu mais de 40 mil pessoas para Samambaia e Taguatinga, com apresentações de quadrilhas, shows e comidas típicas | Foto: Divulgação/Secec

Rony Lopes, presidente da quadrilha Vai Mas Não Vai, celebrou a vitória: “Esse momento é único para todos nós. É o reconhecimento de um trabalho que há anos vem sendo realizado em nossa comunidade. Parabenizamos todos os grupos e agradecemos aos nossos brincantes. A Vai Mas Não Vai é de vocês”.

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes, agradeceu a participação de todas as quadrilhas no Circuito de Festejos Juninos: “Todas as quadrilhas estão de parabéns. Agradeço a todos por esse espetáculo e por manter viva a tradição junina. Os campeões terão uma missão ainda maior, de representar o Distrito Federal no Campeonato Nacional de Quadrilhas Juninas e no Arraiá Brasil. Tenho certeza de que estamos muito bem-representados”.

O fim de semana também foi marcado pela terceira etapa classificatória dos grupos do Candangão (Fequaju-DF), realizada no estacionamento da Castelo Forte, em Samambaia. Na ocasião, a quadrilha Sabugo de Milho ficou em primeiro lugar, seguida por Si Bobiar a Gente Pimba em segundo lugar e Sanfona Lascada em terceiro. Sabugo de Milho também foi reconhecida como tendo o Melhor Marcador e o Melhor Casal de Noivos.

Cláudia Marcelino participou do evento pela segunda vez em Samambaia e destacou a tradição do evento. “Incrível! Minha mãe adorou e foi como se ela revisse suas raízes. As performances são lindas e, a comida, simplesmente maravilhosa”, disse.

Abrantes lembrou que o Circuito de Festejos Juninos encerrará no próximo final de semana e convidou a população a comparecer à finalização do evento. “Próximo final de semana será o último do Circuito de Festejos Juninos e a final do Fequaju. Convidamos toda a população do Distrito Federal e do Entorno para participar desse espetáculo e fechar com chave de ouro”, finalizou.

A quarta e última etapa do Fequaju será na Praça do Trabalhador, em Ceilândia, de sexta (26) a domingo (28).

Confira a classificação da LINQDFE e Fequaju

XXV Circuito de Quadrilhas Juninas (LINQDFE) – Etapa final

– Grupo Especial
1 – Arroxa o Nó (839,1)
2 – Formiga da Roça (839,1)
3 – Ribuliço (836,9)
4 – Xamegar (833,9)
5 – Mala Veia (831,9)
6 – Rasga o Fole (831,8)
7 – Caipirada (831,4)
8 – Eita Bagaceira (830,9)
9 – Amor Junino (830,8)
10 – Arraiá dos Matutos (830,2)
11 – Pinga em Mim (829,9)
12 – Coisas da Roça (829,6)
13 – Fornalha (826,4)
14 – Xique Xique (822,1)
15 – Xem Nhem Nhem (817,6)

– Grupo de Acesso
1 – Vai Mas Não Vai (1.185,2)
2 – Tico-Tico no Fubá (1.178,0)
3 – Espalha Brasa (1.173,1)
4 – Os Caboclos do Sertão (1.172,8)
5 – Matingueiros do Sertão ( 1.166,9)
6 – Chinelo de Couro (885,3)
7 – Bambolea (865,0)

– Candangão (Fequaju) – Resultado 3ª etapa
1° Lugar: Sabugo de Milho (220,00)
2° Lugar: Si Bobiar a Gente Pimba (219,95)
3° Lugar: Sanfona Lascada (219,73)
4° Lugar: Elite do Cerrado (219,40)
5° Lugar: Paixão Cangaço (219,08)

– Próxima etapa do Circuito
4ª etapa – Ceilândia – 26, 27 e 28/7 (Fequaju)
Praça Do Trabalhador (St. M QNM 13 – Ceilândia)

Realização: Instituto Acolher e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec-DF)



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










FONTEAgência Brasília
Artigo anteriorCruzeiro oferece curso de inclusão digital para idosos
Próximo artigoDetran-DF lança 3º Prêmio de Educação de Trânsito