26.5 C
Brasília
03 abr 2025 22:03

CLDF: Aprovados projetos que tratam de atendimento psicológico a estudantes e gestantes

Também foram aprovados projetos relacionados a regras referentes a candidaturas a conselheiro tutelar e à contratação, por tempo determinado, de aposentados civis e militares

Denise Caputo

Entre os diversos projetos de lei apreciados na sessão remota da Câmara Legislativa, nesta terça-feira (27), está o PL nº 1.250/20, que garante atendimento de profissionais de psicologia e de serviço social em escolas públicas e privadas do Distrito Federal. O texto, de autoria da deputada Jaqueline Silva (PTB), estabelece que as unidades de ensino com mais de 200 estudantes deverão contar com profissionais dessas duas áreas.

Segundo o projeto, os psicólogos e assistentes sociais – junto com os professores e demais profissionais da escola – deverão acompanhar, sem prejuízo de outras ações, os alunos que demonstrem dificuldades nos processos de escolarização, incluindo aquelas relacionadas a diferentes violações de direito e/ou transtornos mentais.

O projeto foi aprovado em primeiro turno, precisando voltar a ser analisado pelo plenário em segundo turno.

Gestantes e puérperas

Os distritais também aprovaram, em primeiro turno, o PL nº 439/19, que trata da avaliação psicológica de gestantes e puérperas. Iniciativa do deputado Jorge Vianna (Podemos), o projeto visa a assegurar atendimento profissional a grávidas, durante o pré-natal, e a mães, entre 48h e 15 dias após o parto. O objetivo é identificar propensões a depressão.

Conselhos tutelares

Ainda na sessão remota de hoje, os distritais apreciaram – também em primeiro turno – o projeto de lei nº 1.738/17, do deputado Delmasso (Republicanos). O PL altera a Lei n° 5.294/14, que dispõe sobre os Conselhos Tutelares do Distrito Federal, de forma a permitir que entidades religiosas emitam declaração para candidatos ao cargo de conselheiro tutelar. Uma emenda do deputado Professor Reginaldo Veras (PDT), submetendo o reconhecimento da declaração ao Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA), deve ser aprovada em segundo turno, segundo acordo feito com o autor do texto original.

Contratação de aposentados

Outro projeto aprovado em primeiro turno foi o PL nº 1.222/20, do deputado Roosevelt Vilela (PSB), que prevê diretrizes para a contratação, por tempo determinado, de servidores públicos aposentados ou militares inativos para atender a necessidades da Administração Pública do DF. O autor argumentou que o objetivo é suprir carências eventuais no serviço público.

Contudo, o projeto gerou divergências entre os distritais. Na opinião do deputado Fábio Felix (PSOL), por exemplo, o projeto tem vício de iniciativa e pode “banalizar o voluntariado para todo tipo de serviço”: “Precisamos lutar pela contratação de novos servidores por concurso público”.

FonteCLDF

Moradores do Guará II recebem campo sintético reformado por alunos do RenovaDF

Por Ana Paula Siqueira Os moradores do Guará II contam, agora,...

Não caia em fake news! – Saiba como funcionam armadilhas contra o Aedes aegypti

Por Yuri Freitas A Secretaria de Saúde (SES-DF) tem adotado...

Servidores da Saúde participam de capacitação sobre sífilis gestacional e congênita

Por Yuri Freitas Servidores da Secretaria de Saúde do Distrito...

Bancos de Leite Humano: período de férias e feriados diminui doações no Distrito Federal

Por Gabriel Silveira Os estoques de leite materno no Distrito...

UBS 1 de Santa Maria aprimora atendimento a pacientes com autismo

A Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 de Santa...

Destaques

Espaço Qualidade de Vida do GDF recebe exposição ‘Insetos em Macrofotografia’

O Espaço Qualidade de Vida, localizado no 16º andar...

Projeto Conhecer Direito será ofertado a toda a comunidade de forma gratuita e em formato EaD

O projeto Conhecer Direito, coordenado pela Escola de Assistência...

Moradores do Guará II recebem campo sintético reformado por alunos do RenovaDF

Por Ana Paula Siqueira Os moradores do Guará II contam, agora,...

Não caia em fake news! – Saiba como funcionam armadilhas contra o Aedes aegypti

Por Yuri Freitas A Secretaria de Saúde (SES-DF) tem adotado...