CLDF: Blocos buscam soluções definitivas para manter o Carnaval do DF



Os organizadores de blocos de Carnaval do DF se reuniram, nesta quarta-feira (18), para buscar novos meios para garantir financiamento e segurança para a realização da folia no DF neste ano. O encontro aberto aconteceu na Câmara Legislativa do DF com a presença de parlamentares e produtores de blocos e foliões.

O organizador da reunião, o deputado distrital Gabriel Magno (PT) e presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura, propôs a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Carnaval na CLDF e listou os principais desafios que a sociedade deve enfrentar para a realização da festa. “Em tempos sombrios como o que vivemos, é mais do que urgente fortalecermos e defendermos o Carnaval enquanto política pública de Cultura e fiscalizarmos a atuação do Governo no apoio ao Carnaval”, destacou.

O debate contou com a presença da deputada federal Erika Kokay (PT-DF), a assessora de diversidade e participação social da Secretaria Especial de Comunicação Social do governo Lula, Ruth Venceremos (PT-DF), e produtores e produtoras de diversos blocos de Carnaval do DF, como Batala Brasília, Folias com Respeito, Aruc, Bloco da Toca, Groove do Bem, Kombinando Cultura, Bloco do Rivotril, Setor Carnavalesco Sul, entre outros.

Publicidade

Kokay apontou para a importância da criação de novas audiências para discutir outras fontes de recursos e patrocínios para o Carnaval e, ainda, a defesa do FAC (Fundo de Apoio à Cultura). A parlamentar destacou também a necessidade de criação de um grupo de trabalho permanente após o Carnaval para a defesa e manutenção da folia no DF.

A Coordenadora do bloco Praça dos Prazeres, Juliana de Andrade, destacou a importância do debate. “Para mim é uma noite histórica para os direitos culturais. O Carnaval é o maior ativo da cultura” afirmou. “É a primeira vez que essa festa é tratada com a devida qualidade e escuta aqui no DF. A gente realizou uma atividade que é de respeito, de cidadania efetiva de um tesouro do povo brasileiro”, completou.

Acolhimento – Para Hyaga, produtora do Bloco do Cobogó Elétrica, o evento representou acolhimento e apontou alguns desafios para a realização de uma festa de Carnaval bonita e democrática no DF. “Foi uma reunião que representou a pluralidade do Carnaval do DF. Nos sentimos muito acolhidos”, comemorou.

Para ela, o principal desafio neste ano está em garantir a segurança dos foliões e encontrar maneiras de financiar o evento. Precisamos reativar a cadeia produtiva do Carnaval do DF pós-pandemia”, concluiu.

Encaminhamentos

Ao fim da reunião, foram listados, a partir da fala dos participantes, os principais encaminhamentos do encontro, a marcação de uma nova audiência pública e, ainda, a importância da abertura de diálogo com representantes do governo e das secretarias de Cultura e de Turismo do DF.

Como resultado da reunião, Gabriel Magno, protocolou, via Comissão de Educação, Saúde e Cultura, nesta quinta-feira (19), dois requerimentos para o GDF: um deles para a Secretaria de Segurança Pública cobrando um plano de segurança para os dias de Carnaval e outro para a Secretaria de Mobilidade cobrando um plano e a gratuidade nos meios públicos de transporte em todo o DF nos dias de Carnaval.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter








Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










Artigo anteriorSecom firma parceria com Conselho Nacional de Saúde para combater notícias falsas
Próximo artigoMinistra da Saúde recebe Enfermagem para tratar do Piso Salarial