SÉRIE DE REPORTAGENS: QUEM AMA QUER SAÚDE NO GAMA
Secretário terá que explicar fechamento após sugerir definição de Conselho de Saúde, porém, ata de reunião não menciona fechamento de pediatria do Hospital de Gama
Por Kleber Karpov
Com a repercussão do fechamento da pediatria do Hospital Regional do Gama (HRG) e da paralisação da obra do Centro de Saúde no 08 do Gama a Câmara Legislativa do DF (CLDF) quer explicações do Executivo. Por meio de ofício, o presidente da CLDF, deputado Joe Valle (PDT) solicitou explicações ao secretário de Estado de Saúde do DF (SES-DF), Humberto Lucena Pereira da Fonseca.
No documento, Joe Valle observa que as obras do CS 08 estão paralisadas e que o local chegou a ser invadidos por moradores de rua. O distrital cobrou ainda explicações sobre o fechamento da pediatria do HRG.
Falsa alegação
Na última semana, questionado por Política Distrital (PD), a SES-DF alegou que o fechamento da Pediatria se deu em decorrência de acordo firmado entre os conselhos regionais de saúde do Gama (CRSG) e de Santa Maria (CRSSM). No, entanto, tal versão foi refutada por alguns conselheiros que se posicionaram contrários a mudança.
Segundo os conselheiros, a proposta foi de se realizar uma reorganização das pediatrias, na regional Sul da SES-DF. Porém, em nenhum momento houve menção ao fechamento da pediatria do HRG.
PD teve acesso a Ata de Reunião Ordinária no 225, do CRSG, de 22 de março de 2018, em que é possível se constatar a falta de menção das transferência da pediatria do HRG para o HRSM.
Confira o documento:
Com informações de Gama Livre