Por Denise Caputo
Os serviços de saúde da rede pública do Distrito Federal foram tema de pronunciamentos de parlamentares na sessão desta quarta-feira (21). O deputado Jorge Vianna (PSD) foi à tribuna para elogiar o Serviço de Odontologia e Cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital Regional de Santa Maria. Segundo ele, o centro hospitalar sob o comando do Iges-DF presta “um dos melhores serviços de saúde bucal do Brasil”.
O distrital elogiou, especialmente, a realização de cirurgias de traumas e de intervenções reparadoras. “Isso mostra a importância de se investir em saúde bucal. Tudo começa pela boca”, completou, parabenizando a equipe de cirurgiões dentistas e dos demais técnicos do HRSM.
Já o deputado Chico Vigilante (PT) avaliou que o sistema de saúde do DF “está na UTI”. O distrital destacou que 83% da população não têm plano de saúde e dependem da rede pública: “Os hospitais, UPAs e UBS estão sobrecarregadas com pacientes que precisam de atendimento”, apontou.
Vigilante lembrou a aprovação de R$ 24 milhões para mutirão de cirurgias e lamentou a quantidade de pessoas que seguem na fila: “Tem gente com câncer, com fêmur quebrado e com problemas de vista”. Ele completou: “Temos de dotar o DF de um sistema público à altura de nossa população”.