Por Joás Benjamin
A CLDF comemora o Dia Internacional do Voluntário com sessão solene nesta terça-feira (5), às 9h30, com homenagens aos diversos especialistas que atuam voluntariamente na saúde. A autora da iniciativa, deputada Dayse Amarílio (PSB), que já foi enfermeira obstetra, destaca a grande relevância dos voluntários que atuam em áreas prioritárias como saúde, educação, entre outras, e doam seu tempo e trabalho com o objetivo de apoiar pessoas ou causas.
“Precisamos estimular que o espírito de solidariedade se espalhe pelo mundo através de diferentes ações realizadas por voluntários, pessoas que usam suas habilidades e dons em prol de uma causa ou necessidade. Aqui no DF há uma rede de voluntários que fazem trabalhos de excelência na saúde pública de nossa capital, auxiliando na garantia e no exercício de direitos dos nossos cidadãos.”, completa a distrital.
O Dia Internacional do Voluntário é comemorado no dia 5 de dezembro e foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1985, para incentivar e promover ações de voluntariado ao redor do mundo. Após a sessão solene serão entregues moções de louvor em reconhecimento ao trabalho de alguns voluntários que prestam serviços às unidades de saúde da capital.
Foram convidados para a solenidade a vice-governadora do DF, Celina Leão (PP); a diretora Clínica do Instituto GRUPEDH, Dra. Karla Daniela Ferreira; a gerente multiprofissional, Dra. Nieja Bartira Rocha Nogueira; o gerente-geral de Assistência do Hospital de Base, Guilherme Porfirio Pereira Lisboa; o diretor presidente do Instituto de Gestão Estratégica (Iges) DF, Juracy Cavalcanti; o diretor de Assistência à Saúde e atualmente superintendente Interino do Hospital de Base, Rodrigo Conti; a secretária de Estado de Saúde do DF, Lucilene Florêncio; voluntários de várias instituições; pacientes; profissionais de saúde e interessados na temática.