25.5 C
Brasília
21 nov 2024 11:18


Cofen divulga nota oficial sobre PL nº 1767/2021

Brasil precisa de enfermeiros tanto quanto de médicos. Conheça o substitutivo que altera o texto original do PL

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) reforça que a profissão é autônoma, com formação teórico-prática específica, do nível médio ao doutorado. Diante de dúvidas trazidas pelos profissionais, esclarecemos que o Projeto de Lei nº 1767/2021, do deputado Sargento Isidoro (PSC-BA), teve proposta de substitutivo apresentada na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados.

O projeto propunha, em seu texto original, que enfermeiros experientes ingressassem em cursos privados de medicina, custeados pelo governo federal. Tal proposta naturalmente ofendeu muitos profissionais, que querem ser reconhecidos e valorizados na carreira que escolheram por vocação.

O Brasil precisa de enfermeiros tanto quanto de médicos. A pandemia de covid-19 evidenciou o déficit de enfermeiros e técnicos de Enfermagem especializados em UTI, que se agravaria com o incentivo a migração de enfermeiros para outras carreiras. A proposta representaria, portanto, um desfalque para a Saúde Pública.

O projeto foi alterado, com apresentação de substitutivo pela deputada relatora, enfermeira Carmen Zanotto (CIDADANIA-SC). O substitutivo propõe o incentivo à qualificação de enfermeiros e fisioterapeutas para que atuem em UTI, em consonância com os princípios do Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde.

Apoiamos a substituição do projeto original e adoção da proposta de Carmen Zanotto, por entendermos que a valorização dos trabalhadores passa por incentivo à capacitação contínua e pela remuneração digna. Para incentivar a formação dos profissionais, lançamos o PósTec, que oferece formação gratuita para técnicos de Enfermagem se especializarem. Ampliamos, também, o acordo Cofen/Capes, maior programa de apoio ao mestrado profissional do Brasil.

A remuneração adequada, em sua própria carreira, é fundamental para evitar a fuga de cérebros. Por isso, lutamos pelo Piso Salarial nacional, conquista histórica da categoria. Afinal, quem nos viu resistir quer nos ver prosperar.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever