19.5 C
Brasília
04 dez 2024 04:56


Cofen e Ordem dos Enfermeiros de Portugal avançam em acordo de cooperação entre países de língua portuguesa

Países signatários vão realizar video-conferência para concluir negociações e colocar acordo de cooperação em prática

Luís Filipe Barreira e Ellen Peres

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Ordem dos Enfermeiros de Portugal (OE) avançaram nas tratativas para firmar um acordo de cooperação técnica entre nações que fazem parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que também incluem Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Representando o Cofen, a conselheira Ellen Peres e o bastonário da OE, Luís Filipe Barreira, convergiram em pontos importantes para estabelecer formalmente o acordo entre as partes, aproximando as instituições congêneres para o estabelecimento e fomento de projetos de pesquisa, extensão, intercâmbio, trabalho e valorização da profissão.

Entre os eixos de cooperação, foram destacados o desenvolvimento científico, a regulação, a formação e o ensino no Brasil e nos países signatários. Ao abordar a experiência brasileira, Ellen Peres apresentou a revista científica do Cofen, Enfermagem em Foco, como um modelo científico pioneiro e demonstrou como funciona o sistema de fiscalização, auditoria e controle da profissão na assistência à saúde da população. Além disso, explicou o funcionamento da formação e do ensino no país, que pode ser técnico ou por meio da graduação, com prática qualificada e educação permanente em nível de especialização, mestrado e doutorado.

Primeiro Encontro de Enfermeiros Gestores de Portugal

O Cofen também marcou presença no 1º Encontro de Enfermeiros Gestores de Portugal, realizado no dia 21 de novembro, em Fátima, onde foram discutidos modelos de gestão, recursos humanos, liderança, potencialização da prática em Enfermagem e o desenvolvimento sustentável da profissão e dos sistemas de saúde nos países de língua portuguesa.

A conselheira Ellen Peres também participou da 3ª Convenção Internacional de Enfermeiros de Portugal: Tempos de Respostas, realizada entre os dias 21 a 23 de novembro, que buscou destacar a urgência de reformas no setor da saúde. “Apresentamos o desenvolvimento profissional do Brasil, apontando as competências e prerrogativas dos Conselhos de Enfermagem, o sistema de formação dos profissionais e os desafios para a inserção no mercado de trabalho”, disse.

A convenção abordou pautas como a ética e o direito dos profissionais da categoria, a importância da saúde mental, a inovação digital e a inteligência artificial e, principalmente, o desenvolvimento profissional nos países da CPLP. “A profissão é uma só, não vamos a lugar nenhum sozinhos. Estamos projetando a Enfermagem brasileira no mundo e, junto com nossos parceiros, acredito piamente em um futuro cada vez mais promissor para os profissionais que desejam evoluir, crescer e construir carreiras de sucesso”, destaca o presidente do Cofen, Manoel Neri.

Ao cabo das reuniões, ficou decidido que será realizada uma videoconferência para formalizar os principais eixos do acordo, para colocá-lo em vigor.

SourceCofen

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever