20.5 C
Brasília
19 dez 2025 18:25

Cofen inicia debate sobre a classificação de risco na Enfermagem

Reunião abordou a possibilidade de revisão e complemento da resolução que estabelece a prática por enfermeiros

A Câmara Técnica de Atenção à Saúde do Conselho Federal de Enfermagem (Ctas/Cofen) se reuniu, nesta terça-feira (23), com representantes da Câmara Técnica de Legislação e Normas (CTLN) e da Comissão Nacional de Urgência e Emergência (Conue) para iniciar debate sobre a classificação de risco pela Enfermagem.

A reunião abordou a possibilidade de revisão e complemento da Resolução 661/2021, ressaltando a importância do papel do enfermeiro na classificação de risco e no encaminhamento, seja interno ou externo, para a avaliação médica.

“Essa discussão serviu para avaliarmos as mudanças e melhorias que os profissionais da Enfermagem, classificadores de risco, necessitam na prática de suas atividades. Acreditamos que a Resolução precisa de complemento e, em conjunto, vamos começar a debater as propostas”, afirma Carmem Lupi, membra da comissão.

Enfermagem na classificação de risco

A medida é privativa ao enfermeiro, capacitado especificamente para o protocolo adotado pela instituição. Para garantir a segurança do paciente e do profissional responsável, o tempo limite se dará em 15 (quinze) classificações por hora e não deve exercer outras atividades ao mesmo tempo.

FonteCOFEN

Destaques

MPDFT aciona Justiça para evitar redução de leitos de UTI pediátrica no DF

A 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde...

100 mortos. Ops! Sem mortos, ação conjunta da PF e Gaeco cumpre 34 mandados contra faccionados no DF e Entorno

Por Kleber Karpov A Força Integrada de Combate ao Crime...

Mulheres chefiam 40,7% das famílias do Distrito Federal, aponta pesquisa do IPEDF

Por Kleber Karpov O Instituto de Pesquisa e Estatística do...

UnDF abre 214 vagas remanescentes em graduações com cotas para idosos e apenados

Por Kleber Karpov A Universidade do Distrito Federal Professor Jorge...