O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) manifesta o mais absoluto repúdio e indignação em relação à violência praticada pela Polícia Militar de Goiás contra profissionais de Enfermagem da Maternidade Célia Câmara, em Goiânia.
Mais do que repudiar, é necessário agir, para que as cenas repugnantes como as que vimos não voltem a se repetir. Solicitamos ao Comando e à Corregedoria da PM de Goiás que apure a truculência dos policiais envolvidos.
O Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem se coloca integralmente à disposição para acolher as vítimas e, desde já, estuda medidas jurídicas aplicáveis para reparar os danos causados a elas.
Vamos prestar assistência às vítimas, denunciar formalmente o caso às autoridades competentes e cobrar, em todas as instâncias necessárias, que os envolvidos sejam punidos pelas agressões inaceitáveis que praticaram.
Bater e prender profissionais de saúde no exercício da função por cumprir o seu dever é gravíssimo e abominável. Não ficará impune. A Enfermagem vai cobrar.