20.5 C
Brasília
19 dez 2025 18:03

Colaboradores que atuam nos setores administrativos do HRSM passam por capacitação em primeiros socorros

Objetivo é capacitar profissionais na identificação de sintomas e na assistência imediata

Por Jurana Lopes
Nesta quinta-feira (12), os colaboradores que atuam no administrativo do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) tiveram um treinamento chamado de “Juntos Salvamos Vidas”, voltado para a capacitação em primeiros socorros. A capacitação é promovida pela Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (DIEP) e ocorreu no auditório do HRSM. Nesta sexta-feira (13) vai ser a vez dos colaboradores que atuam na sede administrativa do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), localizada no edifício PO700, participarem.
“O objetivo do nosso curso é fazer com que os colaboradores da área administrativa consigam identificar rapidamente quando um próprio colega tem um AVC ou uma convulsão, ou quando está tendo uma parada cardiorrespiratória. Abordamos alguns temas simples, de uma forma simples para que eles consigam identificar sintomas e situações, tendo em vista que são pessoas que não têm contato nenhum com a área da saúde”, explica a enfermeira Gisele Bacelar, do Núcleo de Educação Permanente da DIEP.
De acordo com ela, a capacitação ajuda na identificação de sintomas para que todos saibam como agir prontamente numa situação complexa de necessidade, “É uma forma deles prestarem o primeiro socorro em situações comuns como uma ovace, que é um engasgo, saber fazer uma compressão em uma pessoa em parada cardiorrespiratória até que o SAMU chegue. Ou seja, prestar a primeira assistência”, completa.
Durante o treinamento foram abordados os sintomas e as instruções de como agir em casos de convulsões, parada cardiorrespiratória, infarto, acidente vascular encefálico (conhecido também como AVE ou AVC), e ovace (engasgo).
“Eu achei muito interessante a gente como administrativo ter essas noções de primeiros socorros, não só para socorrer nossos colegas de trabalho, mas também nossos familiares, um amigo, onde a gente estiver. É muito importante estar apto para fazer pelo menos o primeiro atendimento, antes do socorro médico chegar”, avalia a assistente administrativa da Fonoaudiologia do HRSM, Renata Sarmento.

Destaques

MPDFT aciona Justiça para evitar redução de leitos de UTI pediátrica no DF

A 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde...

100 mortos. Ops! Sem mortos, ação conjunta da PF e Gaeco cumpre 34 mandados contra faccionados no DF e Entorno

Por Kleber Karpov A Força Integrada de Combate ao Crime...

Mulheres chefiam 40,7% das famílias do Distrito Federal, aponta pesquisa do IPEDF

Por Kleber Karpov O Instituto de Pesquisa e Estatística do...

UnDF abre 214 vagas remanescentes em graduações com cotas para idosos e apenados

Por Kleber Karpov A Universidade do Distrito Federal Professor Jorge...