29.5 C
Brasília
15 fev 2025 14:28

Com doses próximas do vencimento, Saúde amplia vacinação contra dengue

Crianças e adolescentes de 6 a 16 anos poderão ser imunizadas

Por Paula Laboissière

O Ministério da Saúde voltou a ampliar o público-alvo da vacinação contra a dengue para evitar perdas de estoques de vacinas que estão próximas do vencimento. Doses com validade até 30 de junho e 31 de julho poderão ser aplicadas, preferencialmente, em crianças e adolescentes de 6 a 16 anos e não apenas de 10 a 14 anos.

Em nota técnica, a pasta orienta que estados com municípios que ainda não foram contemplados com a vacina da dengue realizem, preferencialmente, o remanejamento das doses com vencimento próximo para essas localidades. Já nos estados onde todos os municípios foram contemplados, as doses poderão ser aplicadas na faixa etária de 6 a 16 anos.

No documento, o ministério destaca ainda que, em casos onde os dois procedimentos forem comprovadamente insuficientes para esgotar as doses próximas do vencimento, a critério dos gestores municipais, a vacinação contra a dengue poderá ser estendida a pessoas de 4 a 59 anos, limite etário especificado na bula do imunizante Qdenga.

Para garantir a segunda dose, aplicada com intervalo de 90 dias, às pessoas que forem vacinadas com vacinas remanejadas dentro das recomendações feitas pela pasta, estados e municípios devem oficializar a estratégia escolhida por meio dos e-mails : [email protected][email protected][email protected].

“O Ministério da Saúde reforça que esta é uma estratégia temporária e excepcional, aplicada apenas para as vacinas que possuem prazo de validade até 30 de junho e 31 de julho de 2024”.

Destaques

Ibaneis inaugura segunda escola integral bilíngue em Libras-Português do DF

Por Ian Ferraz e Victor Fuzeira Brincar, aprender e conversar com...

Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil reforça a importância do diagnóstico precoce

Por Karinne Viana Aos 8 anos de idade, Davi Matos,...

Salve Jorge: Representantes da carreira GAPS se reúnem com secretária de Saúde para encaminhar proposta de reajuste salarial

Por Kleber Karpov Em sequência ao rito estabelecido pelo GDF,...

Ministério da Saúde amplia idade para receber vacina contra a dengue

Por Mariana Tokarnia As vacinas contra a dengue que estiverem...

Cofen e bancada da categoria se reúnem com presidente da Câmara, Hugo Motta

A Bancada da Enfermagem na Câmara dos Deputados e...