19.5 C
Brasília
06 abr 2025 06:00

Com investimento de R$ 3,6 milhões, Gama terá Centro de Atenção Psicossocial

Portaria conjunta autoriza construção de Caps no Setor Norte da cidade, que vai fortalecer a rede de asistência à saúde mental

Assinada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e a Secretaria de Saúde (SES-DF), a Portaria Conjunta nº 50, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça-feira (22), autoriza a construção de um novo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do Tipo III no Gama. A nova unidade será erguida no Setor Norte da cidade pela empresa vencedora do processo licitatório: a GP Construções e Reformas Ltda – EPP.

A obra está orçada em R$ 3.685.840,94, e o início das atividades no canteiro de obras está previsto para a primeira quinzena de novembro. O terreno designado para o Caps possui uma área total de 3.500 m², enquanto o projeto arquitetônico prevê uma área construída de 741,23 m², visando a integração entre os espaços de atendimento e convivência.

O novo centro contará com uma infraestrutura ampla e moderna, distribuída para atender às necessidades específicas de usuários em tratamento psicossocial intensivo. Os ambientes internos e externos foram planejados para garantir o acolhimento, a acessibilidade e a funcionalidade, favorecendo o cuidado contínuo e especializado. O edifício terá áreas destinadas a diversos serviços, como o espaço de acolhimento para a recepção inicial dos pacientes, um posto de enfermagem e uma sala de medicação para administração de tratamentos médicos e apoio imediato.

Além disso, haverá enfermarias femininas e masculinas com banheiros adaptados para pessoas com deficiência (PcDs), proporcionando um ambiente seguro e acessível para todos os pacientes. Salas de atendimento individualizado e de atividades coletivas serão incluídas para suporte terapêutico e desenvolvimento de dinâmicas de grupo, enquanto os espaços administrativos e operacionais contarão com uma sala administrativa, farmácia, sala de utilidades, almoxarifado, refeitório, cozinha e área de higienização de utensílios. Também estão previstos espaços de convivência interna e externa, com jardins planejados para promover o bem-estar e a socialização dos pacientes.

“O novo Caps no Gama representa o compromisso do GDF em fortalecer a assistência à saúde mental, criando um ambiente mais humanizado e adequado para atender uma população que muitas vezes enfrenta dificuldades no acesso a esses serviços”, afirma Fernando Leite, diretor-presidente da Novacap.

“O investimento em saúde mental é uma prioridade. O governador Ibaneis Rocha determinou que os órgãos atuem juntos para proporcionar o melhor atendimento à população. Essa parceria com a Novacap é um passo importante para a criação da nova unidade”, explica a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

A estrutura de um Caps é destinada ao atendimento intensivo de pessoas com transtornos mentais severos e persistentes, oferecendo um modelo de tratamento que prioriza a inclusão social, a reintegração comunitária e o suporte contínuo.

Anvisa proíbe suplementos alimentares com ora-pro-nóbis

Por Paula Laboissière A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Após caso registrado em março, DF volta a considerar sarampo eliminado

Por Luiz Claudio Ferreira Vinte dias depois da confirmação do...

Chuvas: com mais de 300 desalojados, Angra dos Reis decreta emergência

Por Vitor Abdala As chuvas deixaram pelo menos 346 pessoas...

IR 2025: onde baixar o aplicativo para declarar o Imposto de Renda?

Por Edgard Matsuki Os contribuintes têm três opções para fazer a...

Shopping em Taguatinga recebe exposição sobre educação no trânsito

Como parte das comemorações pelos 28 anos da implantação...

Primeira creche pública do Riacho Fundo oferecerá atendimento integral para 188 crianças

Por Thaís Umbelino A comunidade do Riacho Fundo se prepara para...

Destaques

Medicina Nuclear do Hospital de Base: crescimento e excelência no diagnóstico e tratamento

O Núcleo de Medicina Nuclear do Hospital de Base...

Anvisa proíbe suplementos alimentares com ora-pro-nóbis

Por Paula Laboissière A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Após caso registrado em março, DF volta a considerar sarampo eliminado

Por Luiz Claudio Ferreira Vinte dias depois da confirmação do...

Chuvas: com mais de 300 desalojados, Angra dos Reis decreta emergência

Por Vitor Abdala As chuvas deixaram pelo menos 346 pessoas...

IR 2025: onde baixar o aplicativo para declarar o Imposto de Renda?

Por Edgard Matsuki Os contribuintes têm três opções para fazer a...