Por Kleber Karpov
Na Camara Legislativa do DF (CLDF), os deputados distritais aprovaram a alteração do Projeto de Lei nº 1.127/2024, do Executivo, em dois turnos, da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO), desse ano, com permissão ao GDF para realizar a contratação de 100 enfermeiros e 200 técnicos de enfermagem.
O deputado distrital, Jorge Vianna (PSD), agradeceu a iniciativa do Executivo além de lembrar que o déficit de técnicos em enfermagem no DF é de 4 mil profissionais de saúde. “Quero agradecer o gesto do governador em mandar essa alteração da LDO que falamos muito tempo aqui. Afinal o que estava previsto na LDO para esse ano era 200 técnicos em Enfermagem. Temos um déficit de mais de 4 mil [técnicos em Enfermagem] e só 100 enfermeiros. Com essa alteração nesse momento , de 350 enfermeiros e 400 técnicos nos dá a esperança que o governo está querendo nomear.”.
O distrital ponderou ainda à necessidade de contratações de profissionais para outras categorias, a exemplo dos odontólogos e especialistas em saúde, também são deficitárias.
A deputada Dayse Amarilio (PSB) reivindicou ainda, a antecipação de nomeações previstas para os anos seguintes, além de destacar a a necessidade de realização de concurso para cobrir as vagas de motoristas com atuação no setor de saúde, “que não tem qualquer previsão”.
Confira a sessão na íntegra