Combate à gordofobia é aprovado em comissão da Câmara do DF

Segundo o Ministério da Saúde, uma em cada cinco pessoas está com sobrepeso ou obesidade no País



A Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da Câmara Legislativa aprovou o Projeto de Lei 2.503/2022, do deputado José Gomes (PTB), que institui o Dia Distrital de Conscientização e Combate à Gordofobia em 1º de setembro, data que passará a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Distrito Federal.

O texto considera como “gordofobia” o preconceito, a repulsa ou discriminação social, política e econômica praticados contra a pessoa gorda. A matéria prevê ações ligadas à educação, proteção e defesa dos direitos humanos e à saúde, além de seminários e debates para orientar, qualificar e fomentar a conscientização e combate à gordofobia.

Segundo o Ministério da Saúde, uma em cada cinco pessoas está com sobrepeso ou obesidade no País. “Apesar dos números e o assunto estar cada vez mais em pauta nos debates, o mundo ainda é magrocentrado. Falta uma conscientização sobre a diversidade dos corpos e direitos da pessoa gorda, que enfrenta grave estigma social”, afirma José Gomes.

Publicidade

Ele alerta que os efeitos desse estigma entre as crianças são muito mais preocupantes, uma vez que crianças e adolescentes com sobrepeso ou obesidade vítimas de bullying são significativamente mais propensos a sofrer com ansiedade, baixa autoestima, estresse, isolamento, compulsão alimentar e depressão.

“É necessário uma conscientização da população quanto aos efeitos lesivos provocados pela gordofobia, forma de preconceito que deve ser combatida e condenada por todos”, defendeu Gomes.

Do mesmo modo, a relatora na CESC, deputada Arlete Sampaio (PT), reforçou a importância do respeito às pessoas gordas. A proposta irá para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, em seguida, para apreciação do plenário.

Depressão Infanto-Juvenil

A CESC também aprovou o Projeto de Lei 2.490/2022, do deputado Robério Negreiros (PSD), que institui o Programa Distrital de Conscientização da Depressão Infanto-Juvenil a fim de promover iniciativas capazes de informar a população sobre a existência da doença entre crianças e adolescentes, alertando sobre os riscos da ausência de tratamento adequado.

Participaram da reunião de hoje, transmitida ao vivo pela TV Câmara Distrital (canal 9.3) e Youtube, os deputados os deputados Arlete Sampaio (PT), Tabanez (MDB), Delmasso (Republicanos) e Leandro Grass (Rede).



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










FONTECLDF
Artigo anteriorCLDF aprova direito ao teste de fissura labiopalatal em recém-nascidos
Próximo artigoSindate-DF repudia agressão sofrida por Técnica em enfermagem em UBS de Taguatinga