Como é feita uma dissertação de mestrado



Atualmente, com a popularização de cursos de graduação presenciais e à distância, se tornou mais comum que a população em geral tenha uma base de conhecimento no que se trata de trabalho de conclusão de curso (TCC) para bacharelado ou licenciatura. Porém, quando se fala de pós-graduação, a situação muda bastante.

Se você ainda tem dúvidas sobre como é feita uma tese ou dissertação de mestrado, o artigo de hoje vai cobrir os principais pontos desse assunto. Assim, você estará mais informado e preparado para tomar uma decisão quando a sua hora de decidir se irá seguir o caminho acadêmico e entrar em um programa de mestrado. Confira!

Processo de elaboração de um trabalho de mestrado

Foto: Pexels

Ao longo da duração do curso de mestrado, é preciso escrever um trabalho de mestrado baseado no projeto para o qual o estudante universitário entrou ao ingressar no programa de pós-graduação da instituição de ensino superior.

Publicidade

Para isso, se deve elaborar uma dissertação acadêmica seguindo o modelo de exemplo disponibilizado pela universidade. Porém, não se trata de um trabalho comum em que basta seguir as instruções e ao final o aluno tem em mãos uma dissertação pronta para apresentar. O ambiente da pós-graduação exige muito mais do que isso.

A jornada que se inicia ao ingressar no programa de mestrado até chegar a uma dissertação pronta é bastante árdua, apesar do período da pós-graduação ser de normalmente 2 anos. Mesmo com um tempo de curso com cerca de metade da duração de uma graduação, o mestrado é muito mais focado na produção acadêmica do que em adquirir conhecimento teórico, o que o torna consideravelmente mais intenso do que a graduação.

Estrutura de uma dissertação

Primeiramente é importante entender que quando se fala de mestrado o correto é dissertação e não tese de mestrado. A tese é um outro tipo de trabalho que é feito no doutorado e tem um nível de complexidade e exigências um tanto diferentes em relação à dissertação. Por isso, não confunda os dois.

Para você entender melhor sobre como fazer uma dissertação de mestrado, a seguir vamos explicar como funciona a estrutura básica do texto e da apresentação do trabalho.

Estrutura básica

A estrutura básica de uma dissertação de mestrado, ou o esqueleto da dissertação, inclui os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais do trabalho. Isso inclui todos os elementos presentes no modelo definido pela instituição de ensino, normalmente seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

De forma geral, trabalhos acadêmicos desse tipo incluem em seus elementos textuais: resumo, introdução, fundamentação teórica, metodologia, resultados e considerações finais. Além disso, também tem por padrão identificação do autor, trabalho e instituição de ensino e, é claro, as referências bibliográficas. 

A padronização de produções acadêmicas é importante para facilitar a leitura, compreensão e citação desses trabalhos. Se alguém precisar citar dissertação de mestrado é importante que esse trabalho tenha sido escrito de uma forma que seja fácil e intuitivo encontrar as informações necessárias para fazer a referência de maneira adequada.

Esse tipo de padronização em produções acadêmicas facilita não somente a criação de referências como também permite que estes trabalhos sejam catalogados adequadamente nas bibliotecas das instituições de ensino. Permitindo que sejam organizados e assim estejam disponíveis facilmente para acesso e consulta.

Apresentação da dissertação de mestrado

Assim como outros trabalhos acadêmicos de projetos de pesquisa, a dissertação de mestrado deve ser apresentada para uma banca de pesquisadores capacitados para avaliar a qualidade do conteúdo produzido. No caso de um mestrado, é através do texto produzido e da apresentação feita pelo autor que a banca avaliadora irá decidir se o aluno está capacitado a receber seu título de mestre.

Durante a apresentação é esperado que o autor apresente todos os pontos importantes do seu trabalho, porém sem apenas copiar o conteúdo do documento de texto para slides de apresentação. Afinal, uma parte importante da apresentação é demonstrar domínio sobre o tema explorado, algo que é feito com a apresentação e a seção de perguntas e respostas que vem logo depois.

A habilidade de se expressar oralmente com excelência é algo que diferencia um pesquisador, isso é particularmente relevante para aqueles que estão cursando um programa de pós-graduação com foco em licenciatura, pois para ser capaz de atuar no ensino é importante que o profissional tenha capacidade de se expressar e passar informações sobre um assunto de maneira eficaz.

Algo que ajuda bastante nesse momento é que durante todo o período de mestrado, o aluno costuma produzir uma série de artigos de pesquisa que são publicados em eventos nacionais e internacionais em muitos casos. Isso oferece um grande número de oportunidades para praticar suas habilidades de apresentação e otimizar a forma de se comunicar sobre o tema da pesquisa sendo realizada na pós-graduação para que na reta final isso aconteça com naturalidade.

 



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter








Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










Artigo anteriorIbaneis reconduz Marcela Passamani à Secretaria de Justiça e Cidadania
Próximo artigoSábado conta com 40 pontos de testagem de covid e 19 locais de vacinação