20.5 C
Brasília
11 abr 2025 01:37

Concursados 19, Rollemberg 0: Distritais derrubam vetos da LDO que impediam contratações servidores

Distritais impõem nova derrota ao governo que tentou vetar na LDO o provimento de recursos para novas contratações de servidores para o GDF

Por Kleber Karpov

Na tarde de terça-feira (25/Out), os deputados distritais derrubaram o veto Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O governador, Rodrigo Rollemberg (PSB) tentou impedir provimento de recursos para a contratação de, entre outros, provimento de diversos cargos na estrutura do GDF. Dos quantitativos aprovados, destacam-se 1.500 vagas para técnicos de enfermagem, 650 para enfermeiros, 620 para técnicos administrativos da Secretaria de Saúde, 280 para pedagogo/orientador educacional e 104 para profissionais de suporte metroviário.

Na semana que se comemora o dia do servidor público, dia 28, com 19 votos favoráveis a derrubada do veto e cinco ausências, os parlamentares impuseram mais uma derrota ao governo.

Nesse sentido, embora Rollemberg tenha a prerrogativa de não convocar novos concursados, com a derrubada do veto, os parlamentares, garantem a possibilidade de criação ou provimento de cargos na estrutura do GDF.

Engessamento

Ao Política Distrital, a presidente, afastada, da Câmara Legislativa do DF (CLDF), deputada Celina Leão (PPS), afirma que derrubada de veto garante, ao próprio governo, a manutenção da máquina pública.

“Um veto dessa natureza por parte do GDF pode engessar ainda mais o funcionalismo público. Porque se o GDF já tem déficit de servidores e a quantidade de pessoas que se aposentam é enorme, imagine não ter a possibilidade de nomear novos servidores, por falta de previsão orçamentária?”, questionou.

Transparência

A CLDF também rejeitou o veto ao artigo 40 do projeto da LDO. O motivo é assegurar a transparência aos gastos com empresas estatais do DF. Nesse sentido o distrital, Wasny de Roure (PT), lembrou: “Isso já acontece no âmbito federal, sendo possível saber os salários dos funcionários, as remunerações dos diretores e os investimentos das empresas”.

Esvaziamento

Rollemberg, por sua vez, sob argumento de não criar novos problemas às aposentadorias dos servidores, aposta no esvaziamento do funcionalismo público. Ao menos foi o que o governador deu a entender durante encontro que teve com os blogueiros do DF (20/Set).

Rollemberg defendeu que o modelo de atendimento à população, baseada em modelo de nomeações de novos servidores públicos, deve prejudicar, futuramente, o pagamento das aposentadorias dos profissionais. Isso porque de acordo com o governador, atualmente o GDF tem um déficit de R$ 2,4 bilhões, ao ano, apenas com pagamento de aposentadorias.

Porém, na ocasião, um especialista em Gestão Pública, que não pediu para não ser identificado, considerou a afirmação “equivocada e desconexa”, por parte do governador do DF.

“Ao contrário do que apontam alguns gestores, o funcionalismo público não deve ser considerado mero custo e sim investimento, pois os servidores púbicos é quem são os responsáveis para atender as diversas demandas da sociedade. Com relação às aposentadorias, a linha defendida pelo governador [Rodrigo Rollemberg] é totalmente equivocada e desconexa. Pois quanto mais você tem servidor na ativa pagando a previdência, mais equilíbrio financeiro o governo terá para custear os inativos. Quando se deixa de contratar servidores concursados, se promove o desequilíbrio dessa balança e a previdência certamente será afetada.”.

LDO

Instrumento de planejamento, a LDO estabelece as metas e prioridades da administração pública, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, além de orientar a elaboração da Lei Orçamentária Anual.

Com informações da CLDF

Hospitalizações de crianças por sintomas respiratórios aumentam

Por Douglas Correa Os casos de síndrome respiratória aguda grave...

TJDFT prioriza pagamento de precatórios de idosos e pessoas com doenças graves e deficiência

A Coordenadoria de Conciliação de Precatórios (Coorpre)  do Tribunal...

TJDFT julgou mais de 550 mil processos em 2024

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos...

Qualifica DF Móvel oferece mais de mil vagas para qualificação profissional

s inscrições para 1.012 vagas no Projeto QualificaDF Móvel...

Lula sanciona Orçamento de 2025 com dois vetos

Por Wellton Máximo Com dois pequenos vetos, o presidente Luiz...

Destaques

Segurados não precisam devolver valores recebidos do INSS com base na tese da “revisão da vida toda”, decide STF

Por André Richter O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta...

Hospitalizações de crianças por sintomas respiratórios aumentam

Por Douglas Correa Os casos de síndrome respiratória aguda grave...

TJDFT prioriza pagamento de precatórios de idosos e pessoas com doenças graves e deficiência

A Coordenadoria de Conciliação de Precatórios (Coorpre)  do Tribunal...

TJDFT julgou mais de 550 mil processos em 2024

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos...

Regulamentação da atividade de preceptoria do ensino técnico em saúde da ESP-DF é publicada no DODF

A regulamentação da atividade de Preceptoria de Ensino Técnico,...