20.5 C
Brasília
26 abr 2025 00:15

Congresso Maria da Penha Vai à Escola premia trabalhos contra violência de gênero

Evento homenageou estudantes e educadores da rede pública e privada de ensino por produções artísticas como gravuras, desenhos, fotografias e poesias

O 5º Congresso Maria da Penha Vai à Escola premiou, na quarta-feira (13), estudantes da rede pública e privada e profissionais da educação responsáveis por ações e projetos inovadores voltados para a prevenção e o enfrentamento da violência de gênero. Foram oito iniciativas elaboradas por gestores, educadores e professores, além de nove produções artísticas feitas por estudantes, como gravuras, desenhos, fotografias e poesias.

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá (C), com uma das alunas premiadas:  “Estamos aqui para promover uma mudança de mentalidade na população” | Foto: André Amendoeira/SEEDF

“Nosso intuito é avançar; queremos chegar a toda a rede privada e pública do Distrito Federal com o Maria da Penha Vai à Escola”

Hélvia Paranaguá
secretária de Educação

Participaram representantes de diversas instituições do Distrito Federal, como as secretarias de Educação (SEEDF), da Mulher (SMDF) e de Segurança Pública (SSP-DF), Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT), Defensoria Pública (DPDF), Polícia Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Ministério Público do e Territórios (MPDFT), bem como da Universidade de Brasília (UnB), do Centro Universitário de Brasília (UniCeub) e da seccional DF da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF).

Mudança de mentalidade

“Mais de 62 mil pessoas foram alcançadas por esse programa, entre professores e estudantes”, declarou a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá. “Nosso intuito é avançar; queremos chegar a toda a rede privada e pública do Distrito Federal com o Maria da Penha Vai à Escola.”

A secretária também destacou a importância de conscientizar os jovens sobre o tema: “Quando vejo as notícias nos jornais sobre feminicídio ou agressão contra mulheres, olho imediatamente a idade dos agressores. Geralmente, são homens acima de 30 anos. Isso gera em nós a expectativa de que vocês, alunos da rede pública e privada, tenham um comportamento diferente. É por isso que estamos aqui: para promover uma mudança de mentalidade na população”.

O evento contou com a participação de estudantes de diversas escolas, como o Centro de Ensino Fundamental (CEF) Ponte Alta Norte, no Gama, o Centro Educacional (CED) 06 de Ceilândia, o CEF Telebrasília, no Núcleo Bandeirante, e o CEF 02 do Guará, que recebeu várias premiações pelos trabalhos apresentados.

Contra a violência

“Acompanhei o evento desde o início e achei interessante saber para quem ligar se algo acontecer”, disse Samira Alves, 13, aluna do CEF Ponte Alta Norte.” Acho que isso pode ajudar muitas famílias que estejam passando por situações assim.”

O congresso contou ainda com palestras da assistente social Maíra Lustosa e do psicólogo Paulo Macedo, ambos do Núcleo Judiciário da Mulher do TJDFT. Eles abordaram a função da Lei Maria da Penha, os diferentes tipos de violência de gênero e os caminhos para buscar ajuda. O objetivo foi promover uma mudança de mentalidade desde a juventude. 

O programa Maria da Penha Vai à Escola tem como objetivo formar, capacitar e incentivar profissionais da educação a trabalharem a temática da violência de gênero com os estudantes. A iniciativa busca intensificar o enfrentamento à violência de gênero nas escolas e desenvolver ações protetivas para acolher e orientar estudantes que enfrentem situações de violência no âmbito familiar ou em outros contextos.

Ex-presidente Fernando Collor é preso em Maceió

Por Kleber Karpov O ex-presidente da República Fernando Collor de...

MPDFT cobra explicações da SES sobre ocorrências no Hospital São Vicente de Paula

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT)...

Síndromes hipertensivas durante a gestação podem ser controladas com pré-natal bem feito

Por Jurana Lopes As síndromes hipertensivas da gravidez são a...

Antes de ser papa Francisco, Bergoglio chamou Igreja à luta contra capitalismo predatório

Por Leandro Aguiar O “papa Francisco”, primeiro sul-americano da história...

Ceilândia ganha um Centro de Referência em saúde do trabalhador

Por Gabriel Siveira Na semana que antecede o Dia do...

Destaques

Ex-presidente Fernando Collor é preso em Maceió

Por Kleber Karpov O ex-presidente da República Fernando Collor de...

MPDFT cobra explicações da SES sobre ocorrências no Hospital São Vicente de Paula

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT)...

Síndromes hipertensivas durante a gestação podem ser controladas com pré-natal bem feito

Por Jurana Lopes As síndromes hipertensivas da gravidez são a...

Hospital de Base realiza 75 triagens e 35 exames de laringe em campanha de prevenção a problemas da voz

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito...