22.5 C
Brasília
18 dez 2025 18:59

Convocados para o Capacita Sol Nascente devem efetivar matrícula até 15 de abril

Inscritos para as 60 vagas nos cursos gratuitos de informática básica, cabeleireiro e alongamento de unhas terão aula no período noturno

Por Ian Ferraz

Os candidatos selecionados para o projeto Capacita Sol Nascente devem apresentar a documentação e efetivar a matrícula até 15 de abril. Ao todo, são 20 vagas por curso, totalizando 60 oportunidades nas áreas de informática básica, cabeleireiro e alongamento de unhas. As aulas são gratuitas e serão ministradas no período noturno, das 19h às 22h.

O Capacita Sol Nascente selecionou as três profissões mais procuradas na região para definir os cursos que seriam oferecidos pelo projeto | Foto: Divulgação/SMDF

A lista dos selecionados pode ser conferida neste link e para confirmar a matrícula os convocados devem comparecer até o próximo dia 15 na sede do instituto Mãos Solidárias (Trecho 3, Chácara 81, Conjunto “A”, Lotes 21 a 26), no Sol Nascente, das 9h às 12h ou das 14h às 17h.

“Um dos nossos desafios é levar a capacitação a todos, em especial aos que residem nos locais mais carentes”

Thales Mendes, secretário de
Desenvolvimento, Trabalho e Renda

No momento da confirmação da inscrição deve ser apresentada a carteira de identidade (RG) ou documento equivalente com foto, comprovação de registro no Cadastro Geral de Pessoas Físicas (CPF) e comprovante de residência ou declaração de próprio punho. Mais informações podem ser obtidas no site da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet-DF).

“Existem vagas de emprego, mas o mercado de trabalho exige funcionários que tenham um mínimo de qualificação profissional possível. E um dos nossos desafios é levar a capacitação a todos, em especial aos que residem nos locais mais carentes, onde, muitas vezes, as pessoas não têm condições para realizar um curso de qualificação profissional de qualidade. Estamos dando a esse cidadão equidade para que possa competir em pé de igualdade no mercado de trabalho”, afirma o titular da Sedet-DF, Thales Mendes.

As aulas do projeto são gratuitas, sempre ministradas no período noturno | Foto: Vinicius de Melo/SMDF

Diretora de projetos do Instituto Mãos Solidárias, Kristianne Sousa Costa afirma que os participantes vão receber lanche e no caso dos cursos de cabeleireiro e alongamento de unhas será distribuído um kit para as pessoas desenvolverem a profissão.

“Fizemos um levantamento de acordo com a procura e selecionamos as três profissões mais procuradas na região. Percebemos também que as pessoas que buscam a capacitação não possuem as ferramentas de trabalho, por isso vamos fornecer os equipamentos nesses dois cursos”, explica Kristianne Costa.

Segundo a gestora, o perfil do público que busca o curso é de pessoas que atuam na área e querem aprimorar os conhecimentos para abrir o próprio negócio dentro de casa. “Temos muitas donas de casa que não podem se ausentar da residência e buscam uma renda extra ou até iniciar no mercado de trabalho”, aponta.

H3N2: Especialista avalia que é cedo para alarme com chegada do vírus K ao Brasil

Por Kleber Karpov O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações...

Lula confirma veto ao PL da Dosimetria que reduz penas de condenados pelo 8 de janeiro

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Saúde alerta para baixa cobertura vacinal e risco de doenças erradicadas no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde (SES-DF) emitiu um...

Saúde oferta vacinação durante almoço solidário da campanha Nosso Natal

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde (SES-DF) promoveu, na...

Senado aprova projeto de lei que reduz penas de condenados pelo 8 de janeiro

Por Kleber Karpov O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (17/Dez),...

Isenção do IR duplica número de professores da Educação Básica a não pagar imposto no DF

Por Kleber Karpov O Distrito Federal deve registrar um aumento...

Destaques

H3N2: Especialista avalia que é cedo para alarme com chegada do vírus K ao Brasil

Por Kleber Karpov O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações...

Lula confirma veto ao PL da Dosimetria que reduz penas de condenados pelo 8 de janeiro

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Se liga! Mais de 90 mil beneficiários do Bolsa Família no DF ainda não realizaram acompanhamento em saúde

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Saúde alerta para baixa cobertura vacinal e risco de doenças erradicadas no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde (SES-DF) emitiu um...

Saúde oferta vacinação durante almoço solidário da campanha Nosso Natal

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde (SES-DF) promoveu, na...