26.5 C
Brasília
17 fev 2025 22:31

Coren-DF impede registro profissional de mulher com diploma falsificado

Fraude foi identificada por equipe especializada, e autora responderá por crime previsto no Código Penal O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) evitou o registro profissional de uma mulher que tentou obter inscrição como enfermeira apresentando um diploma falsificado. A fraude foi identificada pelo Departamento de Registro e Cadastro (DEIC/Coren-DF), responsável pela verificação e checagem documental de todos os pedidos de inscricção. A equipe do conselho suspeitou da autenticidade do documento e realizou consultas à instituição de ensino mencionada, que negou ter emitido o diploma. Confirmada a falsificação, o Coren-DF acionou a Polícia, e a mulher responderá pelo crime de falsificação de documento público, previsto no artigo 297 do Código Penal Brasileiro. A pena para o crime varia de dois a seis anos de reclusão, além de multa. De acordo com o presidente do Coren-DF, Elissandro Noronha, o caso reforça a importância da rigorosidade na análise documental realizada pelo conselho. “Garantir que apenas profissionais devidamente qualificados atuem na Enfermagem é essencial para a segurança da assistência. No ano passado, apreendemos mais de 300 diplomas falsificados em processos semelhantes, o que demonstra a gravidade do problema. Estamos atentos e seguimos trabalhando para proteger a sociedade contra essas tentativas de fraude”, afirmou. O Coren-DF segue protocolos estritos em todas as solicitações de registro, incluindo análises detalhadas para garantir a validade e a idoneidade dos documentos apresentados.

O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) evitou o registro profissional de uma mulher que tentou obter inscrição como enfermeira apresentando um diploma falsificado. A fraude foi identificada pelo Departamento de Registro e Cadastro (DEIC/Coren-DF), responsável pela verificação e checagem documental de todos os pedidos de inscrição.

A equipe do conselho suspeitou da autenticidade do documento e realizou consultas à instituição de ensino mencionada, que negou ter emitido o diploma. Confirmada a falsificação, o Coren-DF acionou a Polícia, e a mulher responderá pelo crime de falsificação de documento público, previsto no artigo 297 do Código Penal Brasileiro. A pena para o crime varia de dois a seis anos de reclusão, além de multa.

De acordo com o presidente do Coren-DF, Elissandro Noronha, o caso reforça a importância da rigorosidade na análise documental realizada pelo conselho. “Garantir que apenas profissionais devidamente qualificados atuem na Enfermagem é essencial para a segurança da assistência. No ano passado, apreendemos mais de 300 diplomas falsificados em processos semelhantes, o que demonstra a gravidade do problema. Estamos atentos e seguimos trabalhando para proteger a sociedade contra essas tentativas de fraude”, afirmou.

O Coren-DF segue protocolos estritos em todas as solicitações de registro, incluindo análises detalhadas para garantir a validade e a idoneidade dos documentos apresentados.

Projeto leva atendimento oftalmológico a estudantes do DF

O início do ano letivo para os alunos da...

Biotic: Segunda edição do StartPlay apresenta oportunidades para quem quer empreender

A edição 2025 do StartPlay apresentará oportunidades para empreendedores...

Agentes de Vigilância Ambiental vistoriam focos de dengue no Sol Nascente

Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde (Avas) visitaram, na...

Novos beneficiários do DF Social têm até dia 25 para abrir conta no BRB

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF)...

Estudo constata presença de agrotóxico em alimentos ultraprocessados

Por Nathalia Maciel Um estudo conduzido pelo Idec, o Instituto...

Vila Cobra Coral, na Asa Sul, recebe ação coordenada do GDF contra a dengue

Por Victor Fuzeira A Vila Cobra Coral recebeu, nesta segunda-feira (17),...

Destaques

TCDF determina que a Secretaria de Saúde e o IGESDF concluam a compra de aparelhos de ressonância magnética e tomografia

Por Polyana Resende O Tribunal de Contas do Distrito Federal...

Projeto leva atendimento oftalmológico a estudantes do DF

O início do ano letivo para os alunos da...

Biotic: Segunda edição do StartPlay apresenta oportunidades para quem quer empreender

A edição 2025 do StartPlay apresentará oportunidades para empreendedores...

Cultura do DF divulga programação oficial de pré-carnaval do DF Folia 2025

A melhor época do ano já chegou e Brasília...

Agentes de Vigilância Ambiental vistoriam focos de dengue no Sol Nascente

Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde (Avas) visitaram, na...